Diário Bíblica Portugués

28 de Setembro de 2022

Primeira leitura: Jó 9,1-12.14-16: 
Como poderia o homem ser justo diante de Deus?
Salmo: Sl 87(88),10bc-11.12-13.14-15 (R. 3a): 
Chegue a minha oração até a vossa presença!
Evangelio: Lc 9,57-62:
Eu te seguirei para onde quer que fores.

Tema: São Venceslau, mártir, e São Lourenço Ruiz e seus companheiros, mártires (Memórias facultativas)

Naquele tempo, enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: "Eu te seguirei para onde quer que fores". Jesus lhe respondeu: "As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça". Jesus disse a outro: "Segue-me". Este respondeu: "Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai". Jesus respondeu: "Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus". Um outro ainda lhe disse: "Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares". Jesus, porém, respondeu-lhe: "Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus".

 

Comentário 

O caminho para Jerusalém também inclui ensinamentos dirigidos aos discípulos. Essas instruções os preparam para que a missão que haverão de continuar após a Ressurreição. É uma espécie de itinerário que as comunidades discipulares devem seguir: devem ser solidárias com os despossuídos que não têm onde morar; o primeiro e maior compromisso é com a vida violada; viver a liberdade e a disponibilidade sem apegos exclusivos; sempre com esperança e sem vacilar. Jesus nos convida a refletir sobre a seriedade do caminho que empreendemos quando queremos segui-lo de coração. Dar testemunho da sua fé e do seu seguimento de Jesus significa organizar-se na comunidade, sair em marchas para denunciar as injustiças, defender a vida dos migrantes, dos desaparecidos, das mulheres, do planeta, etc. Não reduza a sua vida cristã a visitas dominicais, porque você tem que ser testemunha de Jesus com sua vida, onde quer que vá e no que faz. Lembre-se que pelo Batismo você é convidado a ser profeta, ou seja, porta-voz de Deus. Não desanime!

Santo do Dia
S. Eustáquia
séc. IV ? virgem e mártir ? \"Eustáquia? significa \"aquela que
dá bons frutos?

Natural de Roma, nasceu em 367. Era filha de S. Paula e discípula de S. Jerônimo. Em 382, atraída pela sabedoria de S. Jerônimo, escolheu-o como mestre espiritual. Um dia, o Mestre desabafou-se com ela contra os maus pastores dizendo que havia os que disputavam o sacerdócio para mais livremente se avistarem com as mulheres. Os que se preocupavam mais com as vestes, o calçado limpo, com os perfumes, com os penteados, anéis e ornamentos... Já outros andavam preocupados em saber o nome e as residências das damas da sociedade e em tirar proveito da amizade delas... (conf. Rohrbacher, op. cit. vol. 17, p. 152). Em 385, perseguido pelos adversários, Jerônimo perdeu seu grande amigo e incentivador, o papa S. Dâmaso. Foi então para a Palestina, estabelecendo-se em Belém. Não tardou muito, S. Eustáquia e S. Paula partiram em busca do mestre, fixando-se em Belém. Em carta dirigida à irmã de Eustáquia, Jerônimo testemunha: Se tu visses tua irmã, se tu ouvisses que linguagem lhe sai da boca sagrada, que grande alma tu verias naquele frágil corpo. Tu ouvirias todos os tesouros do Antigo e Novo Testamento saírem, candentes, do seu coração (apud Rohrbacher, op. cit. vol. 17, p. 115). Quando Eustáquia morreu, Jerônimo confessou a um amigo: A súbita morte da santa e venerável virgem de Cristo, Eustáquia, perturbou-me muito e quase mudou meu gênero de vida (idem).

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022