Primeira leitura: Nm 21,4-9:
Aquele que for mordido e olhar para a serpente de bronze viverá.
Salmo: Sl 101(102),2-3.16-18.19-21 (R. 2):
R. Ouvi, Senhor, e escutai minha oração e chegue até vós o meu clamor.
Evangelio: Jo 8,21-30:
Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou.
Tema: 5º Domingo da Quaresma
Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: "Eu parto e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir". Os judeus comentavam: "Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: 'Para onde eu vou, vós não podeis ir?' " Jesus continuou: "Vós sois daqui de baixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados". Perguntaram-lhe pois: "Quem és tu, então?" Jesus respondeu: "O que vos digo, desde o começo. Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo". Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. Por isso, Jesus continuou: "Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado". Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.
Comentário
Jesus está ciente de que alcançar a sabedoria na vida é difícil. Nós mesmos experimentamos as consequências de nossas más decisões e de não saber viver. Mas o que mais o preocupa ou o indigna é que muitas pessoas dão desculpas a Deus por não assumir a responsabilidade. É quando ele sentencia: "Eles morrerão por seus pecados" ou por sua inconsciência. Não seguir um caminho que nos assegure uma vida plena é sinônimo de teimosia ou cegueira. Apegar-se e depender de estímulos externos, acreditando que isso nos faz felizes, é autoengano. E a sociedade atual, com suas ofertas de uma vida confortável, sem sofrimento, protegida pela religião da prosperidade, só consegue nos tornar imaturos e sempre insatisfeitos. A vida de Jesus, como proposta a seguir, assenta num caminho de maturidade, porque amar se aprende amando e sendo amados, a perdoar, perdoando e sendo perdoado. Sigamos o caminho da oblatividade de quem se sacrifica para dar vida.
Santo do Dia
S. Sisto III
? 440 ? papa ? \"Sisto? significa \"o polido, o cortês?
Sisto viveu em Roma, no final do século IV e morreu em 440. Desde sacerdote, empenhou-se na luta contra os desvios da fé, que punham em dúvida pontos dogmáticos da doutrina católica. Lutou, pois, ardorosamente contra o pelagianismo, que negava a existência do pecado original. Foi o primeiro a refutar os erros de Pelágio, cuja doutrina foi condenada no Concílio de Éfeso. Em 432, foi eleito sucessor do papa S. Celestino, continuando a luta contra os que não aceitavam os ensinamentos de Roma. Por muitas vezes tentou a reconciliação, sendo por isso mal interpretado e caluniado. Conseguiu restabelecer a disciplina eclesiástica, restaurou as basílicas de S. Maria Maior e de S. Pedro e deixou sua marca em quase todas as igrejas romanas. Seu pontificado durou 8 anos e seu sucessor foi S. Leão Magno.