Diário Bíblica Portugués

28 de Junho de 2022

Primeira leitura: Am 3,1-8;4,11-12: 
Falou o Senhor Deus; quem não será o seu profeta?
Salmo: Sl 5,5-6.7.8 (R. 9a): 
Na vossa justiça guiai-me, Senhor!
Evangelio: Mt 8,23-27: 
Levantando-se, ameaçou os ventos e o mar; e fez-se uma grande calmaria.

Tema: Santo Irineu, Bispo e Mártir (Memória)

Naquele tempo: Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia. Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: 'Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!' Jesus respondeu: 'Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?' Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. Os homens ficaram admirados e diziam: 'Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?'

 

Comentário 

Diante de tantas tragédias ocorridas no mundo nos últimos anos, podemos ficar com a sensação de que ainda não aprendemos a valorizar a "vida". Somos como uma "vara fumegante", nos diz Amós, que reage momentaneamente e se questiona, mas depois o susto passa e ele continua o mesmo sem gerar mudanças. Demonstramos um pouco disso com as aberturas durante a pandemia, porque caímos no desespero, não tanto para ver os entes queridos, mas para continuar com nossas rotinas e vidas habituais às quais já estávamos mais do que acostumados. Nossas súplicas são semelhantes às dos discípulos: quando sentimos que estamos afundando, gritamos desesperadamente: “Senhor, salva-nos!” Mas, passada a tempestade, vamos atrás da nossa própria segurança e vida confortável. Atenção! Estamos diante de uma vida frágil e limitada. Além de nos convidar à fé, Jesus nos convida a superar o sentimento de “naufrágio” quando deixamos de ser tão dependentes das coisas que o sistema nos oferece.

Santo do Dia
S. Leão II
682-683 ? papa ? \"Leão? relaciona-se à bravura, ao domínio
atribuído ao leão, rei dos animais


Natural da Sicília, S. Leão II era filho de um médico chamado Paulo. Antes de suceder ao papa Santo Agatão, em 681, foi o esmoler-mor da Igreja. Seu breve pontificado (682-683) caracterizou-se pela luta contra os monotelistas, que afirmavam existir em Jesus apenas uma vontade. Heresia essa que o VI Concílio Ecumênico e o III Concílio de Constantinopla condenaram com veemência. Possuído de um espírito reconciliador e aberto ao diálogo, mas ao mesmo tempo firme e resoluto, Leão II restaurou a disciplina eclesiástica e fez valer sua autoridade diante do abuso do poder dos bispos usurpadores e simoníacos. Reformou o canto gregoriano e compôs muitos hinos para o ofício divino. Zelou pela pureza da fé e dos costumes, dando ele próprio o exemplo com sua vida. Morreu em 683.

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022