Diário Bíblica Portugués

28 de Julho de 2022

Primeira leitura: 1Jo 4,7-16: 
Se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece conosco.
Salmo: Sl 33(34),2-3.4-5.6-7.8-9.10-11: R: 
Provai e vede quão suave é o Senhor!
Evangelio: Jo 11,19-27: 
Eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.

Tema: Santos Marta, Maria e Lázaro (Memória)

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes. Compreendestes tudo isso? Eles responderam: Sim. Então Jesus acrescentou: Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas. Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.

 

Comentário 

 

Certamente conhecemos pessoas que parecem passar a vida sem complicações, como se tomar decisões não significasse abrir mão de algo apetitoso ou procurar algo que não está tão próximo e que exige escolher uma coisa ou outra. Basta que essas pessoas busquem o fácil, o livre, sob a lei do mínimo esforço, imitando o que os outros fazem. Sua vida parece "perfeita", bem ajustada; nada parece perturbá-las. Mas a maioria das pessoas leva uma vida com muitas arestas e imperfeições, com arrependimento por más decisões. Todos nós gostaríamos de poder desfazer as coisas que fizemos de errado ou que não gostamos e refazê-las até que fiquem perfeitas, ou pelo menos ao nosso gosto. Mas não acontece assim; em vez disso, cada decisão que tomamos deixa novos desafios para o futuro. Vai nos ajudar muito a visualizar as coisas do ponto final, para sermos prudentes nas decisões de hoje. Deixe Deus moldar seu barro e tomar decisões sábias!

Santo do Dia
S. Vítor

séc. II ? papa ? "Vítor? quer dizer "vencedor?, "vitorioso? De origem africana, S. Vítor veio a se tornar papa em 189, governando a Igreja por 10 anos. Foi o sucessor de Eleutério, que morreu por volta de 189, no tempo do imperador Cômodo. Duro e intransigente na luta contra os desvios doutrinais, excomungou o dissidente Teódoto, que negava a divindade de Jesus. Estabeleceu a celebração da Páscoa no domingo e não mais, como era costume no Oriente, no dia 14 do nisã judaico. Segundo S. Jerônimo, S. Vítor foi o primeiro escritor cristão a utilizar o latim. Morreu por volta do ano 200.

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022