Diário Bíblica Portugués

28 de Agosto de 2023

Primeira leitura: 1Ts 1,1-5.8b-10: 
Abandonando os falsos deuses vos convertestes, esperando dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos.
Salmo: Sl 149,1-2.3-4.5-6a e 9b (R. 4a): 
R. O Senhor ama seu povo de verdade.
Evangelio: Mt 23,13-22: 
Ai de vós, guias cegos!

Tema: Santo Agostinho, bispo e doutor da Igreja (Memória)

Chegando ao território de Cesareia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem? Responderam: Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas. Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou? Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. Depois, ordenou aos seus discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Cristo.

 

Comentário

 

O texto de Mateus apresenta três acusações contra os doutores da lei e os fariseus. Jesus os considera hipócritas e cegos, pois receberam a missão de guiar o povo de Israel, e eles traíram esta encomenda divina. Além do mais, fazer proselitismo é algo que perde sentido, pois o único resultado é afastar as pessoas da verdadeira perspectiva da salvação ao lhes confundir, já que dizem uma coisa e fazem outra. São cegos porque aquilo que é secundário (o ouro e a oferenda) havia suplantado o principal (o santuário e o altar). Eles viam apenas o que lhes podia trazer benefícios. Recordemos que seremos verdadeiros seguidores de Jesus e luz para os demais, quando anunciarmos com nossa vida a vontade de Deus tal como é, sem querer acomodá-la à nossa conveniência, vivendo nas situações ordinárias e extraordinárias; no silêncio do dia a dia. Aprendamos a distinguir o importante do secundário e assim vivamos.

Santo do Dia
S. Agostinho
354-430 ? bispo e doutor da Igreja ? \"Agostinho? deriva de
\"Augusto?, que significa \"sublime?, \"divino?

De Tagaste, África, Aurélio Agostinho foi \"o filho das lágrimas? de S. Mônica. Por volta de 375 foi com a família para a frívola e corrupta Cartago, onde conheceu os maniqueus e tornou-se mestre de retórica. Ajuntou-se a uma mulher de nome desconhecido com quem teve um filho, Adeodato. De Cartago foi para Roma e depois para Milão, onde viveu de 384 a 388, ganhando a vida ensinando retórica. Em 387, abandonou os maniqueus e fez-se batizar ele, o filho e alguns amigos, pelo bispo S. Ambrósio. Retornou a Tagaste, entregando-se à ascética e ao estudo da Bíblia, mas a experiência como presbítero da Igreja de Hipona, em 391, levou-o a perceber a importância da dimensão eclesial, do estudo da teologia, dos valores cristãos. Bispo de Hipona, conduziu seu rebanho por cerca de 35 anos (396-430), combatendo as heresias e instruindo o povo com sermões e escritos. Deixou-nos vasta obra escrita, entre a qual, sua autobiografia: Confissões.