Diário Bíblica Portugués

27 de Setembro de 2022

Primeira leitura: Jó 3,1-3.11-17.20-23: 
Por que foi dado à luz um infeliz?
Salmo: Sl 87(88),2-3.4-5.6.7-8 (R. 3a): 
Chegue a minha oração até a vossa presença.
Evangelio: Lc 9,51-56: 
Ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém.

Tema: São Cosme e São Damião, mártires (Memória facultativa)

Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para preparar hospedagem para Jesus. Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: "Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?" Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. E partiram para outro povoado.

 

Comentário 

Jesus se dirige com determinação para cumprir a missão que Deus e a realidade exigem. A expressão "empreendeu decididamente a viagem a Jerusalém" indica algo mais do que uma peregrinação. É o itinerário que o leva a enfrentar o sistema político e religioso que o condenará à morte. Jerusalém é o centro do poder que decidirá o destino final de Jesus; no entanto, ele não se esquiva. Hoje existem muitos centros de poder que continuam a condenar pessoas inocentes. Precisamos aprender com o equilíbrio e a resolução que Jesus não teve que recuar. Nosso compromisso cristão com a transformação da realidade hoje é urgente e não admite demora. É não nos deixarmos vencer pelas dificuldades, arriscar e não cruzar os braços. Temos que vigiar nossas reações e atitudes de baixa tolerância para nunca nos deixarmos vencer pelo confronto ou desqualificação. Nossa missão não depende apenas de nós, mas do Espírito e de suas nobres inspirações. Lembre-se que você é o portador da Boa Nova!

Santo do Dia
S. Vicente de Paulo
1580-1560 ? patrono das sociedades beneficentes ? \"Vicente?
quer dizer \"vencedor do mal?

Vicente de Paulo, o Apóstolo da Caridade, nasceu em Pouy, França. Compreendendo o significado perverso da miséria humana, procurou dar-lhe uma resposta concreta: fundou, em 1625, com um grupo de colaboradores, a Congregação da Missão ou Lazaristas, cuja primeira casa achava-se no priorado de S. Lázaro, em Paris. Mais tarde, fundou, com S. Luísa de Marillac, as Filhas da Caridade ou Irmãs Vicentinas. Com razão é o patrono das sociedades beneficentes. É invocado com a seguinte oração:
Ó glorioso S. Vicente, vós que nunca na vossa vida abandonastes a ninguém de quantos vos imploraram, considerai a multidão dos males que pesam sobre nós e vinde em nosso auxílio. Alcançai do Senhor socorro aos pobres, alívio aos enfermos, consolo aos aflitos, proteção aos desamparados, caridade aos ricos, conversão aos pecadores, zelo aos sacerdotes, paz à Igreja, tranqüilidade às nações e a todos a salvação. Fazei que experimentemos todos os efeitos de vossa piedosa compaixão e que assim socorridos por vós nas misérias desta vida, sejamos reunidos convosco no céu, onde não haverá nem tristeza, nem dores, mas somente prazer, alegria e felicidade eterna. Amém.

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022