Primeira leitura: Dn 13,1-9.15-17.19-30.33-62 ou ou mais breve 13,41c-62:
Estou condenada a morrer, quando nada fiz.
Salmo: Sl 22(23),1-3a.3b-4.5.6 (R. 4a):
R. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei, estais comigo.
Evangelio: Jo 8,1-11:
Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra.
Tema: 5º Domingo da Quaresma
Naquele tempo, Jesus foi para o monte das Oliveiras. De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando-a no meio deles, disseram a Jesus: "Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?" Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: "Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra". E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio, de pé. Então Jesus se levantou e disse: "Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?" Ela respondeu: "Ninguém, Senhor". Então Jesus lhe disse: "Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais".
Comentário
"Aquele que salva uma vida salva o mundo inteiro" diz o Talmude, livro sagrado da religião judaica. Parece que Jesus, determinado a dar plenitude à lei, se apega a esta ideia: a de salvar mais do que condenar. Questionado pelos escribas sobre o adultério, não se apressa em responder, ciente de que está em risco a vida de uma mulher reduzida a "objeto de impureza" por uma sociedade patriarcal machista. Jesus desce ao nível do chão, onde se encontra naquele momento a dignidade do ser humano. No contato visual e emocional com a mulher, ele reflete e seguramente reza, pensando em como ajudá-la diante de tantas pessoas que querem vê-la morta. A resposta de Jesus apela à verdade do projeto de Deus, que não veio para condenar, mas para recuperar a vida maltratada. Jesus nos lembra que Deus não quer um mundo de vítimas e vitimizadores, mas de vidas libertas do egoísmo e do mal.
Santo do Dia
S. Ruperto
séc. XVII e XVII ? bispo ? \"Ruperto?, que é a mesma coisa que \"Roberto?, significa \"brilhante de glória?
Ruperto foi o fundador, o primeiro bispo e padroeiro de Salzburgo, \"cidade do sal?, onde ele teria dado início à mineração do sal, que reabilitou a cidade em ruínas, sendo por isso representado com um saleiro na mão. Antes de partir, em 700, como missionário, e se estabelecer em Salzburgo, foi bispo de Worms. Foi o evangelizador da Baviera e de toda a Áustria, fundando igrejas e mosteiros. É tido como o modelo dos monges irlandeses, o fundador do famoso mosteiro de S. Pedro, em Salzburgo, o primeiro a ser regido pela Regra de S. Bento. Morreu no dia 27 de março, na Páscoa de 718. Suas relíquias encontram-se na Catedral de Salzburgo, a qual remonta ao século XVII.