Diário Bíblica Portugués

27 de Julho de 2022

Primeira leitura: Jr 15,10.16-21: 
Por que se tornou eterna minha dor? Se te converteres, converterei teu coração, para te sustentares em minha presença.
Salmo: Sl 58(59), 2-4.5a.10-11.17-18: 
R. Sois meu refúgio no dia da aflição.
Evangelio: Mt 13,44-46: 
Ele vende todos os seus bens e compra aquele campo.

 

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: "O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola".

 

Comentário 

 

Nas confissões que temos lido nestes dias, Jeremias é percebido como um desajustado. A vida do profeta é marcada pela contradição entre os de dentro e os de fora; vive em constante tensão, porque vai contra a corrente; sua opinião não está de acordo com a dos outros. Sua convicção e segurança vêm da palavra do Senhor, nem sempre clara ou constante. Ela é seu alimento e armadura contra os ataques de seus adversários. Hoje abundam os profetas e, como no tempo de Jeremias, cabe a nós discernir os verdadeiros dos falsos, devido à sua adesão à palavra de Deus que liberta. Nós mesmos, batizados, somos um povo de profetas. É verdade que há vozes que replicam a propaganda da opressão, disfarçada de progresso e bem-estar; mas há também aquelas que exigem o discernimento pessoal da consciência e a defesa e promoção da vida em todas as suas formas. Como podemos exercer nossa identidade profética? Qual é a nossa experiência com o profetismo em nossa realidade?

Santo do Dia
S. Natália, Aurélio, Liliana, Félix e Jorge

séc. IX ? "Natália? significa "aquela que nasceu no Natal?. Estes santos sofreram o martírio durante a perseguição muçulmana, em 852. Natália, ou Sabagota, como era chamada, havia se convertido à fé cristã juntamente com o marido, Aurélio. Félix e Liliana eram seus parentes. Todos viviam a fé na clandestinidade até que foram descobertos e presos. Contam que certo dia S. Aurélio presenciou um espetáculo humilhante em que um cristão amarrado a um jumento, com a cara voltada para a cauda do animal, era conduzido debaixo de grande gritaria ao lugar da execução. A partir daquele momento, professou abertamente sua fé. Pressentindo que chegava a sua hora, distribuiu os bens aos pobres e necessitados. Félix e Liliana fizeram o mesmo. Presos, e com eles Jorge, que era monge, foram condenados à morte.

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022