Primeira leitura: Hb 10,32-39:
Suportastes longas e dolorosas lutas. Não abandoneis, pois, a vossa coragem.
Salmo: Sl 36(37),3-4.5-6.23-24.39-40 (R. 39a):
R. A salvação de quem é justo, vem de Deus!
Evangelio: Mc 4,26-34:
O homem espalha a semente na terra e vai dormir; a semente vai germinando e crescendo sem ele saber como.
Tema: Santa Ângela Mérici, virgem (Memória facultativa)
Naquele tempo, Jesus disse à multidão: "O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou". E Jesus continuou: "Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra". Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.
Comentário
Realmente causa admiração a capacidade pedagógica de Jesus para expor de maneira compreensiva e amena a mensagem do Reino. Nunca apresenta uma definição do que é o Reino ou o reinado de Deus. Sempre recorre a imagens, comparações, alegorias, analogias e parábolas. Todas elas cheias de colorido e realismo. Seus ouvintes devem ter ficado fascinados com suas palavras porque com a linguagem cotidiana, simples, é capaz de expor verdades profundas e complexas. De fato, Jesus é um autêntico pedagogo do reinado de Deus. Uma semente cresce por si mesma sem a intervenção da mão do ser humano a não ser para cuidá-la. Transforma-se num arbusto grande, frondoso, apetitoso. Assim é o reinado de Deus. Assemelha-se com uma pequena, diminuta semente no coração humano, e sem que este caia na conta vai crescendo maravilhosamente até transformar-se numa árvore que dá alimento e cobertura para todos. Você tem consciência de como cresce o amor e a graça de Deus em você, em sua comunidade, em sua Igreja?
Santo do Dia
B. Henrique de Ossó
1840-1896 ? fundador ? \"Henrique? significa \"senhor da casa?
Natural de Vinebre, pequeno povoado espanhol, Henrique de Ossó viveu no século XVIII e foi beatificado em 1979 e canonizado por João Paulo II em 1993. Ainda garoto, sonhava ser professor, mas o pai o queria comerciante e a mãe, sacerdote. Após a morte da mãe, malgrado o desejo do pai, decidiu-se pelo sacerdócio. Em 1867, consegue rea lizar o sonho de sua vida como mestre no seminário, mas, por motivos políticos, é forçado a deixar por um ano a terra natal. De volta do exílio, desenvolveu intensa atividade na imprensa local, rebatendo energicamente as críticas que se faziam contra a Igreja. Considerado um dos mais importantes catequistas da época, deixou-nos vários escritos de catequese, entre os quais a Prática do catequista. Fundou também o semanário O amigo do povo e a Revista Teresiana, com o objetivo de difundir a espiritualidade de S. Teresa D?Ávila, de quem era profundo admirador. Em 1876, fundou a Companhia de S. Teresa, concebida como uma associação de professores católicos, que mais tarde haveria de se tornar a Irmandade Josefina, para homens. Morreu em Valência em 27 de janeiro de 1896.