Diário Bíblica Portugués

27 de Dezembro de 2022

Primeira leitura: 1Jo 1,1-4: 
O que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos.
Salmo: Sl 96(97),1-2.5-6.11-12 (R. 12a): 
Ó justos, alegrai-vos no Senhor!
Evangelio: Jo 20,2-8: 
O outro discípulo correu mais depressa que Pedro, e chegou primeiro ao túmulo.

Tema: São João Evangelista (Festa)

No primeiro dia da semana, Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: "Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram". Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou.

 

Comentário

A novidade do mistério de Deus nasce no fundo das entranhas, é tecida na intimidade, inclusive na fidelidade do discipulado do Mestre Jesus, que observa, que corre e comunica o antagônico, a ausência e a presença do Crucificado-ressuscitado. Nós crentes nos deparamos com a evidência de que o Messias não terminou sua missão porque finalmente a vida derrota a morte e esse é o poder que o Pai tem, elevando seu Filho acima da injustiça. Maria Madalena põe em marcha o discipulado das testemunhas da Páscoa, lideradas por João e Pedro, que juntos verificam no sepulcro vazio o que o Mestre lhes havia anunciado. Somente o Ressuscitado foi capaz de transformar suas vidas: lemos em 1Jo 1,1-4 e é cantado no salmo. Do túmulo da injustiça levantamos nossas vozes para reivindicar o endividamento a que o povo está submetido, não para garantir sua alimentação, mas para convertê-la na bioenergia com a qual as elites estão lucrando.

Santo do Dia
S. João Evangelista
séc. I ? apóstolo ? \"João? significa \"Deus é misericordioso?

Irmão de Tiago Maior, S. João fazia parte do grupo dos Doze. Segundo S. Paulo, era, ao lado de Pedro e Tiago, uma das colunas da Igreja em Jerusalém (Gl 9,2). Testemunhou a transfiguração de Jesus e viu com seus próprios olhos o Mestre agonizar na cruz. A tradição sempre o identificou com o discípulo \"a quem Jesus amava? e que se inclinou no peito de Jesus na Última Ceia. A ele Jesus confiou o cuidado de sua Mãe aos pés da cruz. Atribui-se a ele também o Quarto Evangelho e as Cartas de João e o Apocalipse. Por pregar a Palavra de Deus e dar testemunho de Jesus foi exilado na ilha de Patmos (Ap 1,9). Em idade avançada, não se cansava de dizer aos seus discípulos: \"Amai-vos uns aos outros. Este é o mandamento do Senhor e, se o cumprirdes, apenas isso é suficiente?.