Diário Bíblica Portugués

26 de Setembro de 2022

Primeira leitura: Jó 1,6-22: 
O Senhor deu, o Senhor tirou. Bendito seja o nome do Senhor!
Salmo: Sl 16(17),1.2-3.6-7 (R. 6b): 
Inclinai o vosso ouvido e escutai-me!
Evangelio: Lc 9,46-50: 
Aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior.

Tema: São Cosme e São Damião, mártires (Memória facultativa)

Naquele tempo, houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. Jesus sabia o que estavam pensando. Pegou então uma criança, colocou-a junto de si e disse-lhes: "Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior". João disse a Jesus: "Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque não anda conosco". Jesus disse-lhe: "Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor".

 

Comentário 

O poder de Deus não pode ser medido por critérios humanos. Como cristãos, tem sido difícil para nós aceitar o ensinamento e o exemplo de Jesus, que “não veio para ser servido, mas para servir”. Ser o menor ou o último em uma sociedade que categoriza as pessoas é o status que um cristão deve alcançar na comunidade. Saber que não somos os únicos ou os melhores no campo da evangelização nos tornará mais humildes e tolerantes, mesmo com comunidades que não pertencem ao catolicismo. Jesus nos convida à tolerância e a evitar o "carreirismo" religioso; cuidado, porque também nós podemos cair no fanatismo estéril e no fundamentalismo. Sirvo ou procuro ser servido? Sou tolerante com outras denominações religiosas?

Santo do Dia
S. Cosme e S. Damião
séc. III ? mártires ? \"Cosme? lembra o que \"embeleza, adorna?
\"Damião?, o que \"doma e vence? ? patronos dos médicos,
farmacêuticos e crianças

Os irmãos médicos Cosme e Damião eram da Arábia e ficaram famosos na arte da cura, exercida sem nada cobrar de ninguém. Tal era o desprendimento com que acudiam os necessitados, fossem cristãos ou não, que logo ganharam a estima e o respeito de toda a Egea. Sofreram o martírio na perseguição de Diocleciano (283-305). São invocados com a seguinte oração:
S. Cosme e S. Damião, por amor a Deus e ao próximo, vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes. Abençoai, pois, os médicos e farmacêuticos. Medicai meu corpo na doença e fortalecei meu espírito contra a superstição e todas as práticas do mal. Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam nossas crianças. Que a alegria de uma consciência tranqüila repouse em meu coração. Que a vossa proteção, Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero, porque dos pequeninos é o Reino do céu...

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022