Diário Bíblica Portugués

26 de Agosto de 2023

Primeira leitura: Rt 2,1-3.8-11; 4,13-17: 
Bendito seja o Senhor, que não permitiu que faltasse um sucessor à tua família. Ele foi o pai de Jessé, pai de Davi.
Salmo: Sl 127(128),1-2.3.4-5 (R. 4): 
R. Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.
Evangelio: Mt 23,1-12: 
Eles falam, mas não praticam.

Tema: São Luís de França ou São José de Calazans, presbítero (Memórias facultativas

Naquele tempo: Jesus falou às multidões e a seus discípulos: 'Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas. Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas; gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado.'

 

Comentário

 

No texto evangélico, Jesus nos convida à coerência de vida contra a hipocrisia (não ser coerente) que polui o nosso mundo. Jesus cumpria o que pregava. Fez e ensinou; critica especialmente aqueles que têm responsabilidades na sociedade. Ele quer que sejamos como árvores que não apenas parecem bonitas, mas dão bons frutos. Que sejamos daqueles que “o que dizemos, fazemos”, cumprindo assim a vontade do Pai. Isto o reforça, recordando que não devemos nos deixar levar pela busca de honras e cargos, que não fazem sentido no projeto do Reino. Portanto, o "mestre", ou seja, o intérprete da lei é apenas Jesus; o “Pai” é um e a Comunidade Cristã é composta apenas por “irmãos” e “irmãs” sem títulos. A autoridade é encontrada no serviço, não no poder ou no orgulho. Seria um engano aceitar como verdade o que não somos e nem podemos ser. Sou coerente, isto é, faço o que digo?

Santo do Dia
S. Teresa Jornet
1843-1897 ? fundadora ? \"Teresa? quer dizer \"natural de Terásia?,
ilha do mar Egeu

Teresa Jornet é a fundadora das Irmãs dos Velhinhos Necessitados. Nasceu em 1843, em Aytona, Catalunha. Professora, por um tempo ajuntou-se às Terceiras carmelitas e depois ingressou nas Clarissas, onde permaneceu por dois anos. Com problemas de saúde, retornou às Terceiras carmelitas, orientadas por um seu tio sacerdote, assumindo a diretoria da escola da ordem. Mais tarde, junto com Pe. Saturnino López Novoa e algumas companheiras, fundou em Valença a primeira casa da congregação, dedicada ao serviço dos idosos necessitados. Sua obra logo se difundiu pela Europa e Américas. Sem demagogias e outro interesse que não o de servir os mais pequeninos e desamparados, Irmã Teresa Jornet passou a vida inteira procurando ser fiel ao reclamo de Jesus: \"Tudo o que vocês fizerem ao último dos meus irmãos a mim estarão fazendo? (cf. Mateus 25,40). Nesta esteira, seguem hoje as Irmãzinhas dos Velhinhos Necessitados, espalhadas em suas numerosas casas pelo mundo.