Diário Bíblica Portugués

25 de Maio de 2023

Primeira leitura: At 22,30; 23,6-11: 
Deste testemunho de mim em Jerusalém, assim importa também que o dês em Roma.
Salmo: Sl 15(16),1-2a e 5.7-8.910.11 (R.1): 
R. Guardai-me, ó Deus, porque é em vós que procuro refúgio.
Evangelio: Jo 17,20-26: 
Para que sejam um, como nós somos um.

Tema: São Beda, o Venerável, presbítero e doutor da Igreja (Memória facultativa) ou São Gregório VII, papa (Memória facultativa) ou Santa Maria Madalena de Pazzi, virgem (Memória facultativa) 

Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim. Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste, como amaste a mim. Pai, quero que, onde eu estou, estejam comigo aqueles que me deste, para que vejam a minha glória que me concedeste, porque me amaste antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes sabem que tu me enviaste. Manifestei-lhes o teu nome, e ainda hei de lho manifestar, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles.

 

Comentário

 

Este texto é conhecido como o "Pai Nosso" das comunidades do Discípulo Amado, ou seja, as que escreveram o Evangelho de João. A missão histórica de Jesus está concluindo; a missão da Igreja, iniciando. Não está sozinha: o Pai a santifica e guarda; o Filho a reúne com sua palavra e sua presença vivificante; o Espírito a torna forte em seu testemunho e profecia. Jesus reza por nós, os que acreditamos nele pela palavra dos que o conheceram pessoalmente e o anunciaram como Boa Notícia. Depois Jesus ora pela unidade de todos os que cremos nele. A unidade entre os cristãos fará que todos os povos creiam em Jesus e no amor do Pai pela humanidade inteira. Em sua oração, pede que estejamos com Ele, gozando de uma felicidade única, para sempre. Somente o Espírito Santo pode ajudar-nos a cumprir estes desejos. Se compreendêssemos a glória e dignidade a que estamos chamados, viveríamos com mais amor entre nós, lutaríamos com mais energia pela dignidade de todos e nossa ação de graças seria permanente.

Santo do Dia
S. Maria Madalena de Pazzi
1566-1607 ? virgem e mística ? \"Maria? quer dizer \"amada de Deus?

Natural de Florença, Itália, em 1582, aos 16 anos, Maria Madalena de Pazzi ingressou no convento carmelita de S. Maria dos Anjos. Sua vida foi marcada por sofrimentos continuados e fenômenos místicos, como visões, êxtases, arrebatamentos e freqüentes provações espirituais. Tinha certeza de que Deus via sua fraqueza e lhe dava coragem para superar toda dor e provação. Lembrada dos sofrimentos de Cristo, oferecia os seus a Deus (Cl 1,24). Esse era o seu segredo. Suas revelações estão contidas no livro Contemplações, tido como importante tratado de teologia mística. Morreu a 26 de maio de 1607, aos 41 anos de idade.