Diário Bíblica Portugués

25 de Julho de 2022

Primeira leitura: 2Cor 4,7-15: 
Sempre levamos em nós mesmos os sofrimentos mortais de Jesus.
Salmo: Sl 125(126), 1.2abcd.3-6: 
R. Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.
Evangelio: Mt 20,20-28: 
Vós bebereis do meu cálice.

Tema: São Tiago Maior, Apóstolo (Festa)

Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: 'O que tu queres'? Ela respondeu: 'Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda'. Jesus, então, respondeu-lhes: 'Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber'? Eles responderam: 'Podemos'. Então Jesus lhes disse: 'De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é que dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou'. Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os e disse: 'Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos'.

 

Comentário 

Tiago de Zebedeu pertencia ao círculo dos discípulos mais próximos de Jesus junto com João, seu irmão e Pedro. Vários vestígios de sua figura foram depositados na tradição dos evangelhos sinóticos, entre os quais se destaca sua paixão pelo reino messiânico. Sugere-se que sua família ansiava por um messianismo político-guerreiro; por isso não foi fácil assimilar o messianismo pacifista de Jesus, vendo o povo de Deus sufocado pelo pagamento de tributos aos romanos, as taxas da casa herodiana e as oferendas e dízimos do templo e da religião. Essas formas opressivas de exercício da autoridade não devem ser reproduzidas na comunidade discipular do Reino. A autoridade do Messias é de serviço e de oferta de sua vida para resgatar os filhos de Deus. É por isso que a conversão pastoral na qual o Papa Francisco insistiu e resistiu é tão importante. Percebemos formas de autoritarismo entre nós? Que mecanismos exercemos para que a autoridade seja útil?

Santo do Dia
S. Cristóvão

séc. III ? mártir ? "Cristóvão? significa "aquele que carrega Cristo?? protetor dos motoristas, dos atletas, das árvores e dos frutos A devoção a S. Cristóvão é antiga. Já em 452 havia em Calcedônia uma igreja a ele dedicada. Temos poucas notícias a respeito de sua vida. Ao que tudo indica, seu martírio ocorreu na perseguição do imperador Décio (250-251). Segundo uma lenda do século XIII, Cristóvão foi um gigante que se converteu a Deus e se colocou humildemente a serviço de quem quisesse atravessar um rio muito perigoso. Um dia, carregando aos ombros uma criança, disse a ela: \"Você pesa tanto que parece estar carregando o mundo na mão?. E a criança respondeu: \"Erraste por pouco, porque estás carregando aquele que fez o mundo?. É invocado com a seguinte oração: Ó S. Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa de um rio com toda a firmeza e segurança, porque estáveis carregando nos ombros o Menino Jesus. Fazei que Deus se sinta sempre bem em meu coração, porque então terei sempre firmeza e segurança no volante de meu carro e enfrentarei corajosamente todas as correntezas que tiver de enfrentar, venham elas das pessoas ou do espírito do mal

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022