Primeira leitura: Rt 1,1.3-6.14b-16.22:
Noemi acompanhada de sua nora Rute, a moabita, regressou a Belém.
Salmo: Sl 145(146),5-6.7.8-9a.9bc-10 (R. 2a):
R. Bendize, ó minha alma, ao Senhor!
Evangelio: Mt 22,34-40:
Amarás o Senhor teu Deus, e ao teu próximo como a ti mesmo.
Tema: São Luís de França ou São José de Calazans, presbítero (Memórias facultativas
Naquele tempo: Os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 'Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?' Jesus respondeu: 'Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!' Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: 'Amarás ao teu próximo como a ti mesmo'. Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos.
Comentário
Entre códigos e recomendações, o Povo Judeu contava 613 mandamentos na lei, dos quais 365 eram proibições e 248 orientações positivas. É por isso que eles discutiam constantemente sobre a hierarquia dos mandamentos. Diante da pergunta do fariseu, Jesus não responde com um, mas com dois, unindo o mandamento do amor a Deus e o mandamento do amor ao próximo.
A originalidade de Jesus reside no fato de apresentar os dois mandamentos inseparáveis e ao mesmo nível. O amor é a chave que une os dois mandamentos; portanto, o amor a Deus passa necessariamente pelo próximo. O sentido da vida não consiste apenas em cumprir regras e preceitos. Cristo nos convida a olhar a vida desde a centralidade das pessoas, para além das leis. Deus deseja que cultivemos uma atitude misericordiosa. Levar o amor em plenitude no serviço autêntico aos mais pobres e abandonados do nosso tempo. Posso dizer, ao examinar minha consciência no final do dia, que minha vida é motivada pelo amor?
Santo do Dia
S. Luís
1214-1270 ? rei ? \"Luís? significa \"guerreiro famoso?
Luís nasceu em Poissy, a 25 de abril de 1212. Aos 12 anos foi coroado rei da França e, aos 17, casou-se com Margarete de Provença, com quem teve onze filhos. Branca de Castela, sua mãe, educou-o na fé católica, da qual ele jamais se afastou, procurando pautar sua vida pelo evangelho. Participava diariamente da missa, procurando em tudo a integridade de vida. Seu exemplo de vida íntegra e exemplar ficou gravado na mente e no coração de seu povo. Sua fé era sincera, seus julgamentos imparciais, sua compaixão sem limites, seu senso de justiça digno de confiança. Não se preocupava apenas com a paz e o bem material dos súditos, mas também com o bem espiritual das pessoas. Em cumprimento de uma promessa feita quando se achava gravemente enfermo, tornou-se cruzado, organizando duas cruzadas não apenas para resgatar os lugares santos das mãos dos infiéis, mas para submeter-se à penitência e ao aperfeiçoamento moral e espiritual. Na primeira, foi derrotado e preso no Egito; na segunda, contraiu a peste e morreu perto de Cartago.