Diário Bíblica Portugués

24 de Setembro de 2022

Primeira leitura: Ecl 11,9-12,8: 
Lembra-te do teu Criador nos dias da juventude, antes que volte o pó à terra e o sopro de vida volte a Deus.
Salmo: Sl 89(90),3-4.5-6.12-13.14 e 17 (R. 1): 
Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.
Evangelio: Lc 9,43b-45: 
O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.

 

Naquele tempo, todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: "Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens". Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.

 

Comentário 

Dada a admiração que Jesus suscitou por seus gestos de compaixão e pela profundidade de suas palavras, ele lembra à comunidade discipular que seu destino não é se destacar, mas ser injustamente condenado à morte. Tão parecido com os nossos dias, porque as pessoas que defendem a vida, as florestas, a água, as plantações nativas, são perseguidas e presas. Lucas, como os outros evangelistas, insiste no messianismo libertador de Jesus. Seus seguidores queriam ver nele um messias poderoso, com vantagens materiais para si mesmos, que daria aos arrogantes o que eles mereciam. Infelizmente, também gostamos dessas imagens falsas de Jesus “Todo-Poderoso”. Jesus nos lembra que veio na humilde condição de camponês como servo, pronto a dar a vida por amor. Colaborar com ele na salvação-humanização deste mundo pede para carregar a cruz e continuar sua causa de libertação. Peçamos ao Espírito que animava os apóstolos, para dar testemunho dele em nossas entregas diárias.

Santo do Dia
Nossa Senhora das Mercês

Esta devoção remonta ao século XIII e liga-se aos religiosos Mercedários de S. Pedro Nolasco e aos colonizadores espanhóis que fundaram no Peru, em 1534, a cidade de S. Francisco de Quito. Com eles vieram a \"Peregrina do Quito?, uma imagem de madeira representando a Virgem sentada no seu trono, tendo na mão esquerda o Menino Jesus e na direita o cetro. Os Mercedários construíram capelas e difundiram seu culto por toda a colônia. De Quito, o culto a N. Senhora das Mercês espalhou-se por todo o continente americano. É invocada com a seguinte oração:
Virgem Maria, Mãe das Mercês, com humildade acorremos a vós, os membros desta família, certos de que não nos abandonais por causa de nossas limitações e faltas. Animados pelo vosso amor de Mãe, oferecemo-vos nosso corpo para que o purifiqueis, nossa alma para que a santifiqueis, o que somos e o que temos, consagrando tudo a vós. Amparai, protegei, bendizei e guardai sob vossa maternal bondade a todos e a cada um dos membros desta família que se consagra totalmente a vós. Ó Maria, Mãe e Senhora nossa das Mercês, apresentai-nos ao vosso Filho Jesus, para que, por vosso intermédio, alcancemos, na terra, a sua graça e depois a vida eterna. Amém.

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022