Diário Bíblica Portugués

24 de Março de 2023

Primeira leitura: Sb 2,1a.12-22: 
Vamos condená-lo à morte vergonhosa.
Salmo: Sl 33(34),17-18.19-20.21 e 23 (R. 19a): 
R. Do coração atribulado está perto o Senhor.
Evangelio: Jo 7,1-2.10.25-30: 
Queriam prendê-lo, mas ainda não tinha chegado a sua hora.

Tema: Santo Oscar Arnulfo Romero, Bispo e Mártir (Memória facultativa)

Naquele tempo, Jesus andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim, como que às escondidas. Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: "Não é este a quem procuram matar? Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde ele é". Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: "Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou". Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.

 

Comentário

Tiraram a vida de São Romero da América, como Jesus, por ser coerente com o projeto do Reino: a defesa da vida ameaçada, a palavra de anúncio e denúncia, a luta pela justiça. Jesus e Romero foram condenados à morte pela forma como viveram e os poderes da morte decidiram que deveriam morrer. A mensagem que eles carregam e transmitem não é deles, mas a Palavra e a mensagem que o Pai os inspirou em favor da vida ameaçada. O cristão não reserva a sua vida e as mediações comunitárias são para caminhar no amor recíproco. Se as nossas referências são Jesus de Nazaré e os nossos mártires, devemos promover atitudes de compromisso e acolhimento em vez de indiferença ou indolência. A vida não é baseada em nos livrarmos de quem não gostamos. Trata-se de buscar sempre caminhos e formas de nos compreendermos. Façamos prevalecer a verdade, não sejamos cúmplices da injustiça. Não vamos concordar com o mal.

Santo do Dia
S. Diogo José de Cádis
séc. XVIII ? capuchinho e pregador itinerante ?
\"Diogo? quer dizer \"aquele que é instruído?

Natural da Espanha, Diogo é considerado um dos grandes missionários do povo espanhol da época. Capuchinho, por 30 anos percorreu toda a Espanha, passando por Portugal e Roma. Andava sempre a pé, coberto de um tecido de cilício. Sua pregação reunia grandes multidões, que a ele acorriam para ouvi-lo, desde príncipes a pessoas humildes. Deixou várias obras escritas focalizando temas homiléticos, ascéticos e espirituais. Foi, porém, incompreendido e perseguido pela Inquisição, e em consequência disso veio a morrer, em 1801.