Diário Bíblica Portugués

24 de Junho de 2022

Primeira leitura: Ez 34,11-16: 
Eu mesmo vou apascentar as minhas ovelhas e fazê-las repousar.
Salmo: Sl 22,1-3a.3b-4.5.6 (R. 1): 
O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma.
Segunda leitura: Rm 5,5b-11: 
Deus mostra seu amor para conosco.
Evangelio: Lc 15,3-7: 
Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!

Tema: SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS (Solenidade)

Naquele tempo: Jesus contou aos escribas e fariseus esta parábola: 'Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!' Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.

 

Comentário 

A Festa do Sagrado Coração de Jesus nasceu no final do século XIX e se consolidou na primeira metade do século XX. A partir desta fonte, nasceram vários movimentos de piedade e diferentes congregações religiosas. Em suas origens foi muito devocional, uma celebração de adoração ao coração de Jesus. Agora, com a renovação bíblico-teológica, esta festa nos ajuda a fazer memória do Deus que Jesus nos revelou com suas práticas de amor sem limites, com seu compromisso com os excluídos e pecadores. O coração é o núcleo mais profundo dos seres humanos. Deus é Coração, é Amor. Amar é conhecer a Deus. Esta é uma sabedoria escondida a sábios e entendidos; é uma sabedoria conatural em pessoas simples. Vivemos na era da razão instrumental. Nós organizamos o mundo através do conhecimento tecnocrático. É um mundo sem coração. É urgente usar a razão inundando-a de sentimentos e emoções, é urgente raciocinar com o coração. O Coração de Jesus é o caminho. O que podemos fazer para passar da devoção à misericórdia para o próximo?

Santo do Dia
Nascimento de S. João Batista
séc. I ? profeta ? \"João? quer dizer \"o Senhor é misericordioso?

Precursor de Jesus, João Batista foi o último e grande profeta do Antigo Testamento. Filho tardio de Isabel e Zacarias, conclamava o povo ao batismo de penitência e conversão para a vinda do Messias. Vivia pelos desertos, alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre e cobria-se com uma veste de couro. Sua vida austera e radical avalizava a contundente denúncia movida contra os poderosos da época e justifica a sua prisão e morte (cf. Mt 3,1ss). Foi ele quem batizou a Jesus no rio Jordão. É invocado com a seguinte oração:
S. João Batista, voz que clama no deserto: \"Endireitai os caminhos do Senhor... fazei penitência, porque no meio de vós está quem vós não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias?, ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: ?Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo? . S. João pregador da penitência, rogai por nós. S. João, precursor do Messias, rogai por nós. S. João, alegria do povo, rogai por nós?.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022