Diário Bíblica Portugués

24 de Fevereiro de 2023

Primeira leitura: Is 58,1-9a: 
Acaso é este o jejum que aprecio?
Salmo: Sl 50(51),3-4.5-6a.18-19 (R. 19b): 
R. Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
Evangelio: Mt 9,14-15: 
Dias virão em que o esposo lhes será tirado, e então jejuarão.

Tema: Sexta-feira depois das Cinzas

Naquele tempo, os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: "Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?" Disse-lhes Jesus: "Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão".

 

Comentário

A Quaresma é tempo de serena alegria; alegria que alcançamos através de uma revisão pessoal e comunitária de nossa caminhada. Mostramos que para Deus não são apenas nossas falhas ou limites que contam; nossas capacidades e possibilidades também são importantes. Não se trata de bater no peito pelo que não fizemos bem, mas de visualizar no horizonte as segundas chances que a providência de Deus nos dá em todos os tempos e lugares. Nossa tarefa é descobrir e apreciar aqueles momentos em que a presença amorosa de Deus acompanha, encoraja, ensina e sustenta as respostas de um acompanhamento ativo. Valorizem, celebrem e desfrutem em comunidade os testemunhos dessa aliança de amor que se materializa no amor incondicional e gratuito. O jejum é uma privação voluntária que nos dá a oportunidade de limitar nossos desejos egoístas e, assim, sermos solidários com aqueles que não têm acesso ao necessário para viver. Encontre fontes de verdadeira alegria. Faça do seu jejum uma oportunidade de compartilhar com aqueles que mais precisam!

Santo do Dia
B. Maria Josefa Naval Girbés
1820-1893 ? evangelizadora leiga

Espanhola, filha de agricultores de profunda fé cristã, desde menina Maria Josefa pensava em ir para o convento, mas depois mudou de ideia, decidindo servir a Deus permanecendo no mundo. Aos 18 anos, emitiu o voto privado de castidade, entregando-se a uma vida de caridade,de recolhimento e de intenso trabalho apostólico na sua comunidade paroquial junto aos jovens. Destacou uma de suas dependências para centro de catequese, de evangelização, de formação moral e espiritual da juventude. Empenhou-se na animação litúrgica, no serviço aos pobres, fazendo campanhas em favor dos necessitados, prenunciando já na sua época aquilo que o Concílio Vaticano II afirmaria sobre a participação do leigo na evangelização. Ela afirmava: \"Temos de amar a paróquia como amamos nossa mãe. É a nossa casa?. Foi beatificada em 1988 por João Paulo II.