Diário Bíblica Portugués

23 de Setembro de 2022

Primeira leitura: Ecl 3,1-11: 
Há um momento oportuno para tudo que acontece debaixo do céu.
Salmo: Sl 143(144),1a e 2abc.3-4 (R. 1a): 
Bendito seja o Senhor, meu rochedo!
Evangelio: Lc 9,18-22: 
Tu és o Cristo de Deus. O Filho do Homem deve sofrer muito.

Tema: São Pio de Pietralcina, presbítero (Memória)

Aconteceu que Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: "Quem diz o povo que eu sou?" Eles responderam: "Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou". Mas Jesus perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Pedro respondeu: "O Cristo de Deus". Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. E acrescentou: "O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia".

 

Comentário 

Ontem a pessoa interessada em saber sobre Jesus era Herodes. Hoje parece ser o mesmo Jesus que está realmente interessado em saber se eles o estão entendendo. A pergunta aos seus seguidores os convida e quase os obriga a revelar o que significou para suas vidas após conhecê-lo. Muitos falam com admiração da fé e da mensagem de Jesus sem assumir pessoalmente um maior compromisso com a causa do Reino de Deus. A resposta a Jesus e o encontro pessoal com Ele é o passo decisivo na vida de cada pessoa que quer ser seu discípulo. Vamos descobrir que a resposta vai de "dizem" a "eu sou testemunha". Em nosso caminho de fé, o que é decisivo não é o que pregamos, mas o que demonstramos com atos concretos de amor. Sigo o Messias que vai à cruz para libertar seu povo, ou o Jesus celestial que pouco me compromete? Cuidado com um descafeinado Good News. Para que Jesus estou sendo convidado nesta fase da mina vida?

Santo do Dia
S. Lino
séc. I ? papa ? \"Lino? quer dizer aquele que tem \"os cabelos loiros?

Lino foi o primeiro sucessor de S. Pedro, ou seja, o segundo papa da história da Igreja. Nasceu em Volterra, na região de Toscana, Itália, no século I. A seu respeito disse Santo Irineu: Após haver fundado e edificado a Igreja, os bem-aventurados apóstolos transmitiram a Lino o encargo do episcopado. Paulo menciona este Lino em carta a Timóteo (2Tm 4,21) (apud Schlesinger, H. e Porto, H., tomo II, Paulus, São Paulo). O seu pontificado, com sede em Roma, durou em torno de doze anos, (56-67, como querem uns, ou 67-79 como querem outros). Teria sofrido o martírio nas cruentas perseguições promovidas pelo imperador Nero. Segundo a tradição, foi dele a prescrição do véu para as mulheres durante os cultos na igreja, adotando assim o que S. Paulo havia disposto na primeira carta aos Coríntios (1Cor 11,5-6), em que pedia às mulheres que cobrissem a cabeça ao participar dos cultos. O culto a S. Lino é proveniente da Toscana, sobretudo na cidade de Volterra, onde se conservam suas relíquias.

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022