Diário Bíblica Portugués

23 de Maio de 2023

Primeira leitura: At 20,17-27: 
Que eu termine a minha carreira e o ministério da palavra que recebi do Senhor Jesus.
Salmo: Sl 67(68),10-11.20-21 (R.33a): 
R. Reinos da terra, cantai à glória de Deus!
Evangelio: Jo 17,1-11a: 
Glorifica teu Filho, para que teu Filho glorifique a ti.

 

Jesus afirmou essas coisas e depois, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora. Glorifica teu Filho, para que teu Filho glorifique a ti; e para que, pelo poder que lhe conferiste sobre toda criatura, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe entregaste. Ora, a vida eterna consiste em que conheçam a ti, um só Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo que enviaste. Eu te glorifiquei na terra. Terminei a obra que me deste para fazer. Agora, pois, Pai, glorifica-me junto de ti, concedendo-me a glória que tive junto de ti, antes que o mundo fosse criado. Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste. Eram teus e deste-mos e guardaram a tua palavra. Agora eles reconheceram que todas as coisas que me deste procedem de ti. Porque eu lhes transmiti as palavras que tu me confiaste e eles as receberam e reconheceram verdadeiramente que saí de ti, e creram que tu me enviaste. Por eles é que eu rogo. Não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu. Neles sou glorificado. Já não estou no mundo, mas eles estão ainda no mundo; eu, porém, vou para junto de ti.

 

 

Comentário

 

A palavra glória, para nós significa triunfo, elevação acima dos demais. No evangelho a Glória de Jesus significa a condição de alguém que merece um lugar elevado, mas o renunciou para servir aos demais. É "a glória humilde". A renúncia a toda postura de superioridade. A Glória humilde é também "glória profunda", a glória da mais profunda intimidade com o Pai. Em Jesus se deu a relação mais próxima com Deus que um ser humano pode chegar a ter. Nós, discípulos de Jesus, participamos de sua glória, a "humilde" do serviço e a "profunda" da comunhão com Deus. O Papa Francisco diz que "nossa Igreja entra em uma quaresma histórica para despojar-se das pompas e de todo sentido de superioridade que humilha os outros, que paralisa e corrompe sua credibilidade" e rompe a igualdade entre as pessoas. Roguemos ao Senhor que a "Glória humilde e profunda de Jesus" nos ajude a libertar-nos de toda tentação de domínio e competição.

Santo do Dia
S. Crispim de Viterbo
1668-1750 ? capuchinho ? \"Crispim? quer dizer \"o que tem os cabelos crespos?

Natural de Viterbo, S. Crispim nasceu no dia 13 de novembro de 1668. Ingressou num convento de capuchinhos, em Viterbo e aos 25 anos foi admitido à Ordem. Franzino, de baixa estatura, exerceu vários ofícios, como o de sapateiro, horticultor, cozinheiro, enfermeiro e encarregado das esmolas para o convento. Chamava-se a si mesmo de \"asno capuchinho?, o animal de carga do convento. A estima e a veneração dos habitantes de Orvieto era tamanha que somente a ele, a Frei Crispim, abriam suas portas, reconhecendo-o como o único e legítimo encarregado das esmolas. Na sua beatificação, em 1806, Pio VII afirmou que Crispim \"era o pai dos pobres, o consolador dos aflitos, puro e simples de coração, pleno de devoção para com a Virgem Santa, Mãe de Deus, ilustre pelo dom da profecia e dos milagres?. Aos 82 anos, prevendo que sua hora chegava, rezava:
Ó meu Deus! Vós me resgatastes por intermédio de vosso sangue. Assisti-me nesta hora. Terminai a obra do vosso amor. Dai-me a certeza da minha salvação. Ó vós, poderosa e veneranda Virgem, Mãe de Deus, sede minha advogada, meu refúgio. Minha protetora, lembrai-vos de mim na hora derradeira (S. Crispim).