Diário Bíblica Portugués

23 de Maio de 2022

Primeira leitura: At 16,11-15: 
O Senhor abriu o seu coração para que aceitasse as palavras de Paulo.
Salmo: Sl 149, 1-2. 3-4. 5.6a.9b (R.4a): 
R. O Senhor ama seu povo, de verdade.
Evangelio: Jo 15,26 - 16,4a: 
O Espírito da Verdade dará testemunho de mim.

Tema: 6º Domingo da Páscoa

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. Eu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora.

 

Comentário 

A perseguição é uma oportunidade para difundir o Evangelho: a comunidade, agora em fuga, espalha-se de cidade em cidade e por onde passa lança a semente da mensagem cristã. Toda experiência na vida, por mais negativa que possa parecer, sempre nos deixará com algum ensinamento ou lição para a vida. Nisto se manifesta a presença do Espírito, sustentando com graça divina aqueles que são ameaçados por esse sistema que gera riquezas e mortes prematuras. Atos dos Apóstolos continua narrando as viagens missionárias de Paulo e seus companheiros. Entram pela primeira vez na Europa e encontram um grupo de mulheres nas margens do rio que passava pela cidade de Filipos. É um encontro inesperado que dá origem a uma comunidade liderada por uma mulher que terá um papel importante naquela Igreja. A palavra de Deus chega até nós na vida cotidiana, em nossas tarefas diárias: devemos estar atentos para discernir qual será nossa resposta. Você promove e valoriza a participação das mulheres em sua comunidade?

Santo do Dia
S. Crispim de Viterbo
1668-1750 ? capuchinho ? \"Crispim? quer dizer \"o que tem os cabelos crespos?


Natural de Viterbo, S. Crispim nasceu no dia 13 de novembro de 1668. Ingressou num convento de capuchinhos, em Viterbo e aos 25 anos foi admitido à Ordem. Franzino, de baixa estatura, exerceu vários ofícios, como o de sapateiro, horticultor, cozinheiro, enfermeiro e encarregado das esmolas para o convento. Chamava-se a si mesmo de \"asno capuchinho?, o animal de carga do convento. A estima e a veneração dos habitantes de Orvieto era tamanha que somente a ele, a Frei Crispim, abriam suas portas, reconhecendo-o como o único e legítimo encarregado das esmolas. Na sua beatificação, em 1806, Pio VII afirmou que Crispim \"era o pai dos pobres, o consolador dos aflitos, puro e simples de coração, pleno de devoção para com a Virgem Santa, Mãe de Deus, ilustre pelo dom da profecia e dos milagres?. Aos 82 anos, prevendo que sua hora chegava, rezava:
Ó meu Deus! Vós me resgatastes por intermédio de vosso sangue. Assisti-me nesta hora. Terminai a obra do vosso amor. Dai-me a certeza da minha salvação. Ó vós, poderosa e veneranda Virgem, Mãe de Deus, sede minha advogada, meu refúgio. Minha protetora, lembrai-vos de mim na hora derradeira (S. Crispim).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022