Diário Bíblica Portugués

23 de Fevereiro de 2023

Primeira leitura: Dt 30,15-20: 
Hoje te proponho a vida e a felicidade. (Dt 11,26)
Salmo: Sl 1,1-2.3.4 e 6 (R. Sl 39,5a): 
R. É feliz quem a Deus se confia!
Evangelio: Lc 9,22-25: 
Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.

Tema: Quinta-feira depois das Cinzas

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: "O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia". Depois Jesus disse a todos: "Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?"

 

Comentário

Jesus compartilha conosco sua própria experiência sobre a missão confiada pelo Pai. A opção pelo Reino, que busca mudar o mundo à maneira de Deus, não é neutra e tem consequências. Trata-se de viver apaixonadamente a vida e as suas relações, como caminho de encontro, diálogo e salvação. A lógica de aceitação-rejeição dessa missão toca as fibras mais íntimas das pessoas e provavelmente abala aquelas aspirações e/ou necessidades de aceitação e pertença. Parece que a aprovação dos que nos rodeiam nos completa ou reafirma. Mas a mensagem de Jesus nos pede para escolher o que cuida e defende a vida; a sua proposta não deixa ninguém indiferente. As palavras e o estilo de vida de Jesus questionam profundamente valores, crenças, pensamentos, ações, laços, projetos. Viver contra a corrente do sistema-mundo em que vivemos não é uma tarefa fácil. O que você precisa para se juntar a essas causas que defendem a vida? Aceite o convite para carregar e lidar com a realidade como Jesus fez!

Santo do Dia
São Policarpo
séc. I-II ? bispo e mártir

Policarpo foi bispo de Esmirna e conheceu os apóstolos,especialmente o discípulo João.Esteve em Roma para tratar da questão relativa à Páscoa.Sofreu o martírio por volta de 155, queimado vivo no estádio da cidade.\"Então nós, a quem foi dado contemplar, vimos um milagre ? pois para anunciá-lo aos outros é que fomos poupados: ? o fogo tomou a forma de uma abóbada, como a vela de um barco batida pelo vento, e envolveu o corpo do mártir por todos os lados; ele estava no meio, não como carne queimada, mas como um pão que é cozido ou o ouro e a prata incandescente na fornalha. E sentimos um odor de tanta suavidade que parecia se estar queimando incenso ou outro perfume precioso? (Liturgia das horas, v. II, op. cit., p. 1.461s)