Diário Bíblica Portugués

23 de Agosto de 2023

Primeira leitura: 2Cor 10,17-11,2: 
Eu vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura.
Salmo: Sl 148,1-2.11-13a.13c-14: 
R. Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!
Evangelio: Mt 13,44-46: 
Vende todos os seus bens e compra aquele campo.

Tema: Santa Rosa de Lima, virgem, Padroeira da América Latina (Festa)

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 'O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola.

 

Comentário

 

Em uma sociedade onde tudo funcionou em torno da lei, a questão sobre o mandamento mais importante faz sentido. Jesus é interrogado sobre um mandamento principal, mas ele responde com dois: o primeiro e principal é tão importante quanto o segundo. O amor de Deus e o amor ao próximo sempre andam de mãos dadas. O amor de Deus envolve necessariamente o amor do próximo. Mas o ensinamento de Jesus não termina aqui. Ele propõe um novo mandamento, que é uma das novidades mais importantes da mensagem de Jesus: "amai-vos uns aos outros como eu vos amei". O modelo do amor é Jesus de Nazaré e isso se concretiza quando é reproduzido entre os irmãos. O que importa não é o mandamento mais importante, mas a importância do amor na vida cristã. Hoje se fala muito de amor e amar, mas a questão é: a quem? Ao dinheiro, ao sexo, à violência, à pós-verdade? "Se eu não tenho amor, não sou nada, Senhor."

Santo do Dia
S. Rosa de Lima
1617-1671 ? reclusa ? padroeira da América Latina e Filipinas
? \"Rosa? lembra a sua beleza incomparável

Rosa de Lima foi a primeira santa latino-americana a ser canonizada. Filha de família espanhola decadente, trabalhou duro para sustentar os irmãos. Antes de ingressar na Ordem Terceira de S. Francisco, já vivia como reclusa numa pequena cela que mandara construir para si. Ali entregava-se à oração, à penitência e à caridade, especialmente aos índios e aos negros. Pedia ao Senhor que aumentasse seus sofrimentos e, pelos sofrimentos, aumentasse também o amor de Deus em seu coração. É invocada com a seguinte oração: Senhor, inflamastes com vosso amor S. Rosa de Lima, padroeira da América Latina, patrona dos agentes da ordem pública e guardiã da paz e tranqüilidade das pessoas. Vós a convocastes para viver só para Deus na austeridade e penitência. Concedei-nos por sua intercessão que saibamos seguir na terra o caminho da vida de amor para usufruirmos no céu da torrente de vossas delícias.