Diário Bíblica Portugués

22 de Setembro de 2022

Primeira leitura: Ecl 1,2-11: 
Não há nada de novo debaixo do sol.
Salmo: Sl 89(90),3-4.5-6.12-13.14 (R. 1): 
Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.
Evangelio: Lc 9,7-9: 
Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?

Tema: São Mateus, Apóstolo e Evangelista (Festa)

Naquele tempo, o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. Então Herodes disse: "Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?" E procurava ver Jesus.

 

Comentário 

Herodes revela a superficialidade com que vive, não se importa com as pessoas, apenas procura cuidar de seu status e poder; pena que este rei não conhecia o texto de Eclesiastes que nos lembra que tudo neste mundo material é pura ilusão efêmera. Nem toda pessoa quer conhecer Jesus com a intenção de se deixar transformar por ele; alguns se aproximam de Jesus por curiosidade como Herodes, outros por interesse ou necessidade específica, haverá quem queira conhecê-lo como figura histórica, etc. Hoje ainda há curiosidade e algo mais sobre a pessoa de Jesus. Alguns, se o vissem, possivelmente pediriam uma selfie ou um autógrafo, mas não se envolveriam com ele ou o seguiriam em seu projeto do Reino. Outros o procurariam para obter algum benefício ou milagre, mas não iriam além disso. É inútil se interessar por Jesus se depois você não for um continuador de sua causa. Ele deixará aqueles que o veem como algo a ser admirado ou temido insatisfeito e frustrado. Deixe-se transformar!

Santo do Dia
S. Félix IV
526-530 ? papa ? \"Félix? significa \"feliz?

Félix nasceu em Benevento, Itália, e governou a Igreja de 526 a 530. Foi um homem virtuoso e equilibrado. Além da luta pela pureza da doutrina, seu grande empenho foi restaurar os monumentos antigos de Roma, arruinados pelas freqüentes catástrofes. Conseguiu boas e cordiais relações com o rei godo Teodorico, sobretudo com sua filha Amalasunta, que lhe doou alguns edifícios no Fórum Romano, os quais foram restaurados e transformados em templos cristãos, dedicados aos santos Cosme e Damião. Restaurou também a basílica de S. Saturnino, destruída por um incêndio. Seu sucessor foi Bonifácio II, a quem preparou diligentemente para sucedê-lo. Morreu em 22 de setembro de 530.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022