Diário Bíblica Portugués

22 de Novembro de 2022

Primeira leitura: Ap 14,14-19: 
Chegou a hora da colheita. A seara da terra está madura!
Salmo: Sl 95(96),10.11-12.13 (R. 13b): 
R. O Senhor vem julgar nossa terra.
Evangelio: Lc 21,5-11: 
Não ficará pedra sobre pedra.

Tema: Santa Cecília, virgem e mártir (Memória)

Naquele tempo, algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: "Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído". Mas eles perguntaram: "Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?" Jesus respondeu: "Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: 'Sou eu!' E ainda: 'O tempo está próximo'. Não sigais essa gente! Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim". E Jesus continuou: "Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu".

 

Comentário 

O Apocalipse é um livro composto para orientar e encorajar comunidades cristãs perseguidas a participarem da construção de um mundo justo. Entre suas metáforas, o livro usa a do campo pronto para ser colhido, sugerindo que a história do mundo atingiu sua plenitude e que Deus intervém nela para salvar seu povo. Por que a colheita estava madura? O Apocalipse reflete a terrível perseguição das comunidades cristãs sob o domínio romano. Para o autor, Roma, como potência dominante, atingira a maturidade de seus crimes. O texto indica que os anjos colocaram a foice no chão, uma metáfora da mão libertadora de Deus que salva a comunidade. Hoje a terra também está madura; é hora de criticar as estruturas de opressão e violência. Como comunidades proféticas, clamemos pela pronta intervenção de Deus, disposto a "pegar a foice" e salvar o seu povo. Vamos construir o mundo que o Apocalipse sonha, onde não haverá choro, nem sofrimento, nem dor!

Santo do Dia
S. Cecília
séc. III ? virgem e mártir ? \"Cecília? (coeli lilia) quer dizer
\"lírios do céu?, em alusão à coroa de lírios que um anjo lhe
trouxe do céu ? é a patrona dos músicos

Cecília foi uma jovem romana, cristã fervorosa, cujo nome vem citado no cânon da missa. Veneradíssima na Idade Média, foi exaltada como o modelo da mulher cristã. Segundo a tradição, seu casamento com Valeriano foi celebrado com pompas, cantos e música. Ela, porém, entoava em seu coração um canto ao Senhor. Na intimidade, confessou ao esposo que um anjo velava dia e noite por ela. Valeriano disse que só acreditaria se visse aquele ser celeste. Aconselhado por Cecília, foi ver o papa Urbano nas catacumbas e lá, tocado por Deus, vestiu a veste branca do batismo. Ao se apresentar a Cecília, viu junto dela um anjo com duas coroas: uma coroa de rosas, que foi dada à esposa e outra de lírios, dada ao esposo. Valeriano e seu irmão Tibúrcio, que também se fizera cristão, sofreram o martírio por sepultarem os corpos dos mártires e ajudarem os necessitados. Cecília recolheu seus corpos e os sepultou em sua propriedade. Presa, foi submetida à asfixia no caldário e, depois, decapitada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022