Primeira leitura: Is 49,8-15:
Preservei-te para seres elo de aliança entre os povos e para restaurar a terra.
Salmo: Sl 144, 8-9. 13cd-14. 17-18 (R. 8a):
R. Misericórdia e piedade é o Senhor.
Evangelio: Jo 5,17-30:
Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer.
Naquele tempo: Jesus respondeu aos judeus: 'Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho'. Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus. Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: 'Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados. Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou. Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem, viverão. Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora, em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação. Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
Comentário
As obras de Jesus mostram que ele é um autêntico enviado de Deus para dar vida ao seu povo. Jesus se refere a duas obras que vão muito além das curas que ele tem feito no relato do Evangelho de João: ressuscitar os mortos e julgar os incrédulos. Ambas as obras são da responsabilidade exclusiva de Deus, da qual se revela a verdade de que os seus adversários o acusam, mas com uma ressalva: ele não se atribui ser igual a Deus, porque não faz nem diz nada que não venha do Pai.
Em sua caminhada, o cristão continuamente olha para Jesus para regular suas próprias atitudes e ações, para ninguém mais. Ser discípulo de Cristo é viver buscando a vontade de Deus para viver orientado para ele, como Jesus. Vamos considerar se o que fazemos produz vida ou não, não apenas para nós, mas para as pessoas que amamos e nos querem bem. A verdadeira vida é frequentemente alcançada à custa da cruz. Nossas obras dizem que vivemos fazendo a vontade de Deus?
Santo do Dia
S. Lea
séc. IV e V ? \"Lea? ou \"Leia? significa \"leoa?
O que sabemos de S. Lea chegou-nos pelos escritos de S. Jerônimo. Lea fazia parte do círculo das nobres mulheres romanas, que tinham como mestre de Sagrada Escritura a S. Jerônimo. Jovem ainda ficou viúva e não mais quis casar-se. Retirou-se para um mosteiro em Roma, do qual veio a ser superiora. Segundo Jerônimo, vivia com extrema simplicidade e desprendimento. Deixou de lado a vaidade, as pérolas e o rico mobiliário e trocou as vestimentas nobres por vestidos de saco.