Primeira leitura: At 19,1-8:
Recebestes o Espírito Santo, quando abraçastes a fé?
Salmo: Sl 67(68),2-3.4-5ac.6-7ab (R.33a):
Reinos da terra, cantai a glória de Deus!
Evangelio: Jo 16,29-33:
Coragem! Eu venci o mundo!
Tema: Santa Rita de Cássia, religiosa (Memória facultativa)
Disseram-lhe os seus discípulos: Eis que agora falas claramente e a tua linguagem já não é figurada e obscura. Agora sabemos que conheces todas as coisas e que não necessitas que alguém te pergunte. Por isso, cremos que saíste de Deus. Jesus replicou-lhes: Credes agora?... Eis que vem a hora, e ela já veio, em que sereis espalhados, cada um para o seu lado, e me deixareis sozinho. Mas não estou só, porque o Pai está comigo. Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo.
Comentário
Os discípulos vão de sobressalto em sobressalto. Quando crêem que já entendiam tudo, Jesus volta a desestabilizá-los: "Credes agora?", pergunta com ironia, "Pois saibam que a crise está apenas começando". Conosco acontece a mesma coisa. Quiséramos ter todas as coisas bem amarradas, para não depender das surpresas de Deus, para não termos que enfrentar os desafios que o Espírito lança em nosso caminho. Por haver buscado a segurança da doutrina clara, a Igreja se estancou durante séculos. Nos últimos 50 anos milhares de pessoas abandonaram a Igreja católica e aderiram a outras confissões. Milhares de pessoas perderam a fé. Outros se integraram a grupos e movimentos que buscavam respostas às injustiças sociais. Milhares de outros, também, ficaram à deriva, sem sonhos nem ideais. Em nossa busca de segurança, Jesus nos diz: “Se estiverem buscando justiça e igualdade, é inevitável que irão sofrer. Mas não tenham medo. Eu estou com vocês". Apoiemo-nos nele e não tenhamos medo.
Santo do Dia
S. Rita de Cássia
1381-1457 ? religiosa e mística ? É invocada nas causas impossíveis.
\"Rita? é o diminutivo de \"Margherite? ou
\"Margarida?, que significa \"pérola?
De Spoleto, Itália, Rita viveu 20 anos casada com um homem violento, que acabou assassinado. Logo depois morreram também seus dois filhos. Sozinha, entregou-se à oração, à penitência e à caridade. Após muita luta, foi admitida no convento das Agostinianas de Cássia, na Úmbria. Devota de Cristo crucificado, pedia a ele que a deixasse sofrer como ele havia sofrido. Um dia, estando em oração, um raio de luz vindo da cruz a feriu, abrindo-lhe um estigma na testa. É invocada com a seguinte oração:
Ó S. Rita, advogada nas causas urgentes, solução para os problemas insolúveis, socorro nos casos desesperados! Eis aos vossos pés uma alma desamparada e amargurada que precisa do vosso auxílio e de vossa proteção. Não permitais que eu tenha de me afastar de vós sem ser atendida. Ó S. Rita, intercedei junto a Deus para que ele me conceda a graça de que tanto necessito (fazer o pedido). Ó grande santa, por vosso intermédio, espero tranqüilamente receber a graça que peço.