Diário Bíblica Portugués

22 de Junho de 2022

Primeira leitura: 2Rs 22,8-13;23,1-3: 
O rei leu diante do povo o conteúdo do livro da Aliança que tinha sido achado na casa do Senhor; e concluiu a aliança diante do Senhor.
Salmo: Sl 118(119),33.34.35.36.37.40 (R. 33a): 
R. Ensinai-me a viver vossos preceitos, ó Senhor!
Evangelio: Mt 7,15-20: 
Pelos seus frutos vós os conhecereis.

Tema: São João Fisher, bispo, e Santo Tomás More, mártires; São Paulino de Nola, bispo (Memórias facultativas) 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ?Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. Toda a árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis?.

 

Comentário 

Hoje, mais do que nunca, é necessário o discernimento que nos permita distinguir o que é a favor ou contra a vida. Se partirmos de nossa condição cada vez mais frágil, seremos confrontados não apenas com as más decisões tomadas por nossos governantes; acabaremos lamentando escolhas pessoais ou grupais sobre as quais não parecemos ter controle ou responsabilidade direta, mas que acabaram nos afetando. Atenção! Podemos nos tornar cristãos religiosamente impecáveis, mas inconsistentes e descuidados. O caminho de seguir a Jesus é um caminho de bem-estar abrangente para todas as áreas de nossas vidas. Atualmente há muitos líderes políticos, sociais e religiosos que acabaram decepcionando aqueles que neles depositaram sua confiança e, se eram referências, tornaram-se pessoas incoerentes. Não podemos agir ingenuamente; hoje temos a oportunidade de autocorrigir e melhorar a nós mesmos e aqueles que nos rodeiam. Qual área da sua vida você tem negligenciado ultimamente? Peça ao Senhor com humildade que seus frutos tenham gosto de Evangelho! Se cuida!

Santo do Dia
S. João Fisher
1649-1535 ? bispo e mártir .- \"João? significa \"O Senhor é misericordioso?

João Fisher nasceu em Yorkshire, em 1649. Cursou teologia na Universidade de Cambridge, Inglaterra. Padre aos 25 anos, em 1494, reitor da Universidade de Cambridge e bispo de Rochester, em 1504. Levou vida austera, trabalhando com ardor em favor do seu povo. Costumava fazer várias e freqüentes visitas pastorais aos fiéis. Lutou ardorosamente contra os erros doutrinais de seu tempo. Opôs-se energicamente ao divórcio de Henrique VIII. Em conseqüência de sua postura irredutível, foi preso e lançado prisioneiro na Torre de Londres. Condenado à morte, foi decapitado em 1535. Antes de ser executado, dirigiu-se ao povo: \"Vim aqui para morrer pela fé da Igreja Católica e de Cristo?. Sua cabeça esteve exposta por 14 dias num poste na ponte de Londres.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022