Diário Bíblica Portugués

22 de Fevereiro de 2023

Primeira leitura: Jl 2,12-18: 
Rasgai o vosso coração e não as vossas vestes.
Salmo: Sl 50(51),3-4.5-6a.12-13.14 e 17 (R. cf. 3a): 
R. Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.
Salmo: 2Cor 5,20-6,2: 
Reconciliai-vos com Deus. É agora o momento favorável.
Evangelio: Mt 6,1-6.16-18: 
E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.

Tema: QUARTA-FEIRA DE CINZAS, Início da Quaresma

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa".

 

 

Comentário

Iniciamos o tempo da Quaresma, de caminhada comunitária e peregrinação ao encontro do mistério da Páscoa, do mistério do novo homem e da nova mulher. Como povo de Deus em peregrinação na América, abraçamos este tempo de graça, reflexão e meditação como uma chance de iniciá-lo e vivê-lo em profundidade, confrontando nossas experiências com a Palavra e o sonho de uma vida digna e plena que Deus tem pela obra de suas mãos. Jesus nos dá uma preciosa explicação de três maneiras de praticar o vínculo com nosso bom Deus na privacidade do coração. Dar esmola, rezar e jejuar, três ações que nos unem na justiça, na comunicação-silêncio e na solidariedade. Três formas concretas de ser membros de uma comunidade humana que busca o rosto de Deus na história de cada dia. Como dar vida à esmola, à oração e ao jejum nos espaços digitais, onde o que não é publicado ou merece nossa atenção não existe? Que a presença nas redes sociais te humanize!

Santo do Dia
Cátedra de São Pedro
séc. I ? apóstolo, primeiro papa ? patrono dos porteiros ?
\"Pedro? quer dizer \"pedra?, \"rocha?

\"Cátedra ? significa \" cadeira ?, assento de honra, usado por quem tem autoridade. Cátedra é, portanto, o símbolo da autoridade e do magistério do bispo. Daí a origem do nome \"catedral?, igreja-mãe, sede permanente do pastor. Ao celebrar a Cátedra de S. Pedro, a Igreja reconhece em Pedro seu guia e líder supremo, o símbolo da unidade entre os cristãos. Na Basílica de S. Pedro, em Roma, existe uma cadeira de bronze escuro, ornada de ouro. É a \"cátedra de Pedro ?. Foi esculpida por Lourenço Bernini, a pedido de Alexandre VII, em 1663. Encerra em si a antiga cátedra, de madeira e incrustada de marfim que, segundo a tradição, teria sido usada por Pedro,o primeiro papa. São Pedro é invocado com a seguinte oração: Gloriosíssimo S. Pedro, creio que vós sois uma importante coluna da Igreja,o pastor universal de todos os fiéis, o depositário das chaves do céu,o verdadeiro vigário de Jesus Cristo.Uma graça vos peço com toda a minha alma:guardai-me sempre unido a vós e fazei que antes me seja arrancado do peito o coração do que o amor e o respeito a vossos sucessores: todos os chamados ao Apostolado Ministerial. Que eu viva e morra como filho vosso e filho da santa Igreja católica e apostólica. Amém.