Primeira leitura: 1Sm 1,24-28:
Ana dá graças pelo nascimento de Samuel.
Salmo: 1Sm 2,1.4-5.6-7.8abcd (R. 1a):
Meu coração exultou no meu Senhor, Salvador.
Evangelio: Lc 1,46-56:
O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor.
Naquele tempo, Maria disse: "A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem. Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre". Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.
Comentário
O Magnificat é o espelho do "coração" de Maria, é o canto dos pobres, uma das mais belas orações escritas no Novo Testamento. Com referências claras à sabedoria e literatura profética de Israel, a canção celebra em síntese toda a história da Salvação. Certamente já lemos e oramos muitas vezes; podemos conhecê-lo de cor. No entanto, trata-se de trazê-lo à vida em nossas próprias histórias chamadas a ser uma canção de libertação. Deus age salvando (dignificando) Maria e, ao mesmo tempo, pede-lhe que seja colaboradora para salvar seu povo. Este hino é o canto daqueles que o mundo considera derrotados pela arrogância dos poderosos, mas que são os primeiros no horizonte do Reino. Com espírito profético, Maria encarna em si a ação libertadora do Deus de Jesus que dá a volta às situações de injustiça e exclusão do nosso mundo egoísta. Que Magnificat de libertação cantaria hoje ao meu povo? Alegrai-vos pela graça de Deus!
Santo do Dia
S. Francisca Cabrini
1850-1917 ? \"Francisca? lembra uma pessoa \"livre, franca,
independente?
Natural de Sant?Angelo Lodigiano, Itália, Francisca Xavier Cabrini é a fundadora da congregação das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração. Em 1889, fundou a primeira casa em Nova Iorque, dedicando-se inicialmente aos imigrantes italianos e depois a todos sem distinção. Outras obras como escolas, hospitais, orfanatos foram surgindo e ganhando a confiança do povo americano. Quando faleceu em Chicago em 1917, sua obra missionária havia se espalhado pelos quatro continentes. Madre Cabrini naturalizou-se norte-americana e foi a primeira santa a ser canonizada nos Estados Unidos. É a padroeira dos imigrantes.