Diário Bíblica Portugués

22 de Agosto de 2023

Primeira leitura: Is 9,1-6: 
Foi-nos dado um filho.
Salmo: Sl 112(113),1-2.3-4.5-6.7-8: 
Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!
Evangelio: Lc 1,26-38: 
Eis que conceberás e darás à luz um filho.

Tema: Nossa Senhora Rainha (Festa)

Naquele tempo: O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: 'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!' Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: 'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim'. Maria perguntou ao anjo: 'Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?' O anjo respondeu: 'O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível'. Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!' E o anjo retirou-se.

 

Comentário

 

Em 1944, Pio XII instituía para o dia 22 de agosto, a festa do Coração Imaculado de Maria, em harmonia com a solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Em 1955 estabelecia para 31 de maio a festa de Maria Rainha, paralela à solenidade de Cristo Rei. O novo calendário, assim como aproximou, para mais perfeito significado, a “Memória” do Coração de Maria da solenidade do Coração de Jesus, da mesma forma, colocando a realeza de Maria a 22 de agosto, oito dias após a Assunção, quis pôr em relevo a estreita ligação entre a Assunção e Glorificação de Nossa Senhora. A realeza messiânica é o estado a que são destinados todos os cristãos. Maria foi a primeira a realizar em si a promessa de Jesus: “Comereis e bebereis à minha mesa no meu reino e sentar-vos-eis em tronos para julgar as doze tribos de Israel” (Lc 22,28-30). Fonte: MISSAL COTIDIANO – Missal da Assembleia Cristã, Ed. Paulus, p. 1718.

Santo do Dia
Nossa Senhora Rainha

Esta festa foi instituída por Pio XII, em 1954, para celebrar a dignidade real de Maria Mãe de Deus e dos homens. Pio XII exortava os católicos a renovar a consagração do gênero humano ao Coração Imaculado de Maria. Pedia ao povo cristão que se aproximasse de Maria para \"implorar auxílio na adversidade, luz nas trevas, conforto na dor e no pranto...? (Pio XII, apud José Leite, op. cit. v. II, p. 486). Neste dia, Nossa Senhora é louvada e exaltada por toda a Igreja Católica como Rainha do céu e da terra. Sua realeza a coloca acima de todas as criaturas da terra, dos anjos e santos do céu. S. Amadeu, bispo de Lausanne, dizia que a fama extraordinária de Maria por toda a parte se espalhou antes que sua magnificência fosse elevada acima dos céus. Pois convinha que a Virgem Mãe, em honra de seu Filho, primeiro reinasse na terra, em seguida, fosse recebida gloriosa nos céus. Fosse amplamente conhecida na terra, antes de entrar na santa plenitude\" (cf. Liturgia das Horas, p. 1216, v. IV).