Diário Bíblica Portugués

21 de Setembro de 2022

Primeira leitura: Ef 4,1-7.11-13: 
Foi Cristo quem instituiu alguns como apóstolos, outros como evangelistas.
Salmo: Sl 18(19A),2-3.4-5 (R. 5a): 
Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.
Evangelio: Lc 8,19-21:Mt 9,9-13: 
"Segue-me!". ele se levantou e seguiu a Jesus.

Tema: São Mateus, Apóstolo e Evangelista (Festa)

Naquele tempo, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: "Segue-me!" Ele se levantou e seguiu a Jesus. Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: "Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?" Jesus ouviu a pergunta e respondeu: "Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: 'Quero misericórdia e não sacrifício'. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores".

 

Comentário 

Toda vocação é um dom gratuito que Deus concede às pessoas; quem atende ao chamado recebe a ajuda necessária para cumprir a missão confiada. Mateus, cobrador de impostos e, portanto, considerado publicano e pecador, recebe um voto de confiança de Jesus. Imediatamente “ele se levantou e o seguiu” nos diz o texto. O Senhor não nos chama por nossas qualidades e méritos, nem porque somos melhores que os outros, mas por sua misericórdia e graça. O chamado é primeiro à vida e depois, em continuidade, à humanização, a ser plenamente pessoas. O que ele precisa é de um “sim” convicto e incondicional para nos tornar testemunhas do seu amor misericordioso. Devemos acolher com gratidão o dom do chamado; cuidar e viver nossa vocação com alegria. Participamos com Jesus das causas que cuidam e defendem a vida. Deus colocou sua confiança em você. Coragem! Que herança de vida você deixará para as gerações futuras?

Santo do Dia
S. Mateus

séc. I ? apóstolo e evangelista ? patrono dos contadores e contabilistas,
é invocado contra a avareza ? \"Mateus? quer dizer \"presente de Deus? ? é representado por um ser humano alado simbolizando a árvore genealógica de Jesus ? tem como emblema o livro dos Evangelhos, uma pena e uma lança.


Os evangelhos sinóticos (Marcos, Lucas, Mateus) referem-se a Mateus ou Levi como um dos Doze apóstolos (Mateus 10,3; Marcos 3,18; Lucas 6,15). Antigos historiadores cristãos, como Pápias, bispo de Hierápolis por volta de 130, atribui a Mateus a redação de um evangelho em aramaico. O mesmo fez S. Irineu, dizendo que Mateus, apóstolo, escreveu seu evangelho quando Pedro e Paulo estavam fundando a Igreja de Roma, ou seja, por volta dos anos 60. Segundo Mateus 9,9 e 10,3, (Lucas 5, 27-31), S. Mateus foi um publicano convertido por Jesus: \"Indo adiante, viu Jesus um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: ?Segue-me?. Este, levantando-se, o seguiu?. No seu evangelho, Mateus nos revela Jesus como o cumprimento de todas as promessas do Pai. É o novo Moisés que se põe acima da Lei, acima do Templo. Nele, por ele o reino dos Céus já está presente na terra. Segundo uma antiga tradição, Mateus morreu martirizado na Etiópia, tendo seus restos mortais transferidos mais tarde para Salerno, onde até hoje são venerados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022