Primeira leitura: Zc 2,14-17:
Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti.
Salmo: Lc 1,46-47.48-49.50-51.52-53.54-55 (R. cf. 54b):
R. O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.
Evangelio: Mt 12,46-50:
E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: "Eis minha mãe e meus irmãos".
Tema: Apresentação de Nossa Senhora (Memória)
Naquele tempo, enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém disse a Jesus: "Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo". Jesus perguntou àquele que tinha falado: "Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?" E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: "Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe".
Comentário
1 – A Igreja recorda hoje a apresentação de Nossa Senhora ao Templo. Uma cena rápida, viva e ardente na vibração do sentimento que é “humano-divino”.
2 - Maria, a Virgem Mãe "humilde e grande mais que uma criatura" (como dizia Dante Alighieri) tinha ido para onde, naquele dia e naquele momento, Jesus ensinava às multidões.
3 - Não é difícil imaginar o que a havia empurrado para lá na companhia de familiares: primos de Jesus que naquela época também eram chamados de “irmãos”: alguma decisão a tomar juntos, alguma informação, ou até mesmo afeto e carinho, como uma onda de amor puro e apaixonado, típico de um belo coração de Mãe.
4 - A princípio, podemos ficar realmente surpresos com a resposta aparentemente dura que Jesus dá àqueles que o advertem sobre aquela presença que é tudo menos... de agora.
5 - Deve-se ter em mente que Jesus vivia agora em função daquele Reino de Deus, daquele caminho curador e luminoso que seu pai lhe pedira que indicasse a todos os seus irmãos.
6 - Aqui, então, está a identificação que vem com ela. Sim, Maria é Mãe e seus irmãos (primos) são seus parentes próximos: como aqueles que, famintos da Verdade, acolhem Sua Palavra que os ajuda a viver a Vontade do Pai todos os dias.
7 - Ó Maria, que desde menina foste acompanhada ao templo de Deus para se consagrar à sua glória, ajuda-nos a viver interiorizando a Palavra no pequeno templo do nosso coração onde Deus sempre habita. E internalizá-la significa então vivê-la no dia a dia.
8 – Reflitamos como Santo Agostinho: A voz de Maria Santíssima é verdadeiramente a escada mística pela qual o Filho de Deus desceu à terra e pela qual os homens são elevados ao céu.
Oração
Rezemos a Nossa Senhora: Ajudai-me a amar o Vosso Deus com toda a minha alma, com todas as minhas forças, Virgem Santíssima, menina sem mácula, auxiliai-me com a vossa bênção. Amém.
Santo do Dia
Nossa Senhora da Apresentação
No Oriente, a festa da Apresentação de Nossa Senhora no Templo já era celebrada desde o século VII. No Ocidente, entretanto, essa festividade começa a ser difundida a partir do século XIV, quando Gregório XI estabeleceu o seu culto em Avinhão. Por volta de 1599, essa devoção chegou ao Brasil, estabelecendo-se primeiramente em Natal (RN) e dali se difundiu por outros Estados.