Diário Bíblica Portugués

21 de Maio de 2022

Primeira leitura: At 16,1-10: 
'Vem à Macedônia e ajuda-nos!'
Salmo: Sl 99, 2. 3. 5 (R. 2a): 
R. Aclamai o Senhor, ó terra inteira.
Evangelio: Jo 15,18-21: 
Não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia. Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: 'O servo não é maior que seu senhor'. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.

 

Comentário 

Viver, trabalhar ou relacionar-se com base no amor nos convida a não sermos mercantis ou calculistas, mas incondicionais e dedicados. Em um mundo onde nem todas as pessoas são valiosas ou importantes, estamos comprometidos com o amor e o serviço altruístas. Muitas pessoas se surpreendem quando recebem um gesto de amor sincero, reconhecendo que o amor existe. Quem segue os valores do Reino de Deus e sua justiça está qualificado para a gratuidade do amor, mas também pode experimentar desprezo e incompreensão. Pensemos em todas as pessoas que são excluídas e maltratadas porque pensam diferente e buscam caminhos alternativos de vida. O próprio Jesus nos convida não a excluir ou marginalizar, mas a cuidar e proteger; Além disso, ele nos pede para não nos diluirmos nas massas sonolentas deste mundo consumista, mas para vivermos o Evangelho com coragem, mesmo que isso implique rejeição e perseguição. Precisamos ser uma Igreja guiada pelo Espírito, uma força que não apenas impulsiona as ações missionárias, mas também detém tudo o que ameaça a vida.

Santo do Dia
S. Goderico
séc. XII ? eremita


Um dos relatos da vida de S. Goderico foi escrito por Reginaldo, monge de Durham, a quem contou de viva voz coisas de sua vida. Filho de camponês de Walpole, Inglaterra, antes de tornar-se eremita foi mascate, freqüentador de feiras em que comprava e vendia. Foi também navegante, viajando pela Europa inteira, sempre comprando e vendendo coisas. Um dia, impressionado por S. Cutberto, partiu para Jerusalém. Ao voltar, trabalhou na casa de um rico proprietário rural, mas, indignado pelas injustiças contra os pobres, abandonou tudo e partiu para o santuário de S. Gil e, depois, a Roma. Após conviver dois anos com o eremita Aelrico, que vivia nas regiões selvagens de Durham, partiu de novo em peregrinação a Jerusalém. Retornando à Inglaterra, estabeleceu-se perto do rio Wear, onde construiu um oratório, convivendo ali com animais selvagens, que em vez de ameaçá-lo abrigavam-se dos perigos, sob sua proteção. Era muito visitado pelos monges de Durham, entre os quais S. Aelredo e S. Roberto de Newminster. Possuía o dom da profecia e o conhecimento de acontecimentos distantes, que o fazia interromper suas conversas para orar por pessoas em perigo iminente. Morreu no dia 21 de maio de 1170.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022