Diário Bíblica Portugués

21 de Dezembro de 2022

Primeira leitura: Ct 2,8-14 ou Sf 3,14-18a: 
Eis o meu amado que vem saltando pelos montes.
Salmo: Sl 32(33),2-3.11-12.20-21 (R. 1a e 3a): 
Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Cantai para o Senhor um canto novo!
Evangelio: Lc 1,39-45: 
Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?

Tema: São Pedro Canísio, presbítero e doutor da Igreja (Memória facultativa) 

Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu".

 

Comentário

O texto de Lucas nos oferece uma bela imagem: o encontro de Maria com sua prima Isabel, segundo a tradição, na pequena cidade de Ain Karem. O Advento é marcado por encontros que geram vida e esperança. Maria não ficou perdida em pensamentos depois da grande notícia que o anjo lhe deu, nem se retirou para a autorreferencialidade. Ela "partiu" porque se entendia como colaboradora do projeto humanizador de Deus. Neste lugar longe de qualquer centro de poder estão duas mulheres que foram visitadas por Deus e chamadas para fazer parte do projeto de Salvação. Podemos imaginar o abraço efusivo com que se cumprimentavam; ambas sabem que são portadoras de nova vida e esperança; a gratidão irrompe em ambas porque Deus trabalhou nelas. Hoje somos convidados a entrar no espaço de gratuidade que essas duas mulheres nos oferecem porque a vida que Deus oferece se manifesta na humildade. Como podemos ser gratos a Deus e à vida?

Santo do Dia
S. Pedro Canísio
1521-1597 ? jesuíta ? \"Pedro? quer dizer \"rocha?, \"pedra? e lembra o que é \"firme? e resiste ao tempo

O Doutor da Igreja, S. Pedro Canísio, nasceu em Nimega, Holanda, em 1521. Filho do prefeito de Nimega, doutorou-se em Direito Canônico, em Lovaina e em Direito Civil, em Colônia. Ingressou na Companhia de Jesus e, em 1546, foi ordenado sacerdote. Viveu num tempo conturbado pela Reforma e Contra-reforma, lutando intensa e ardorosamente pela consolidação do catolicismo na Alemanha. Por isso ele é chamado pelos alemães de o \"segundo apóstolo da Alemanha?, o Bonifácio dos tempos modernos. S. Pedro Canísio percorreu quase toda a Europa: Áustria, Baviera, Alsásia, Suábia, Tirol, Polônia, Suíça. Consolidou uma rede de colégios e universidades jesuíticas nas cidades de Ingolstaldt, Praga, Munique, Insbruck, Tréveris, Mogúncia, Dilligen, Spira, tudo com o objetivo de fazer frente à Reforma Protestante. Como escritor deixou uma obra admirável e fundamental para o catolicismo na Alemanha: Suma da doutrina cristã, e um Catecismo, para o povo e crianças, as Controvérsias. Morreu em Friburgo, no dia 21 de dezembro de 1597.