Diário Bíblica Portugués

20 de Setembro de 2022

Primeira leitura: Pr 21,1-6.10-13: 
Sentenças diversas.
Salmo: Sl 118(119),1.27.30.34.35.44 (R. 35a): 
Guiai-me, Senhor, no caminho de vossos preceitos!
Evangelio: Lc 8,19-21:
Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática.

Tema: Santo André Kim Taegon, presbítero e Paulo Chóng Hasang e seus companheiros mártires (Memória)

Naquele tempo, a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. Então anunciaram a Jesus: "Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver". Jesus respondeu: "Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática".

 

Comentário 

A família de Jesus procura compreender a dinâmica do Reino de Deus e não tem sido fácil para eles assimilar que os laços de sangue não podem impedir-nos de alargar os nossos corações, que os valores do Reino nos abrem a uma comunidade universal. Eles acreditam que isso não lhes é permitido pela lei sagrada. Jesus aproveita a presença de sua família para ensinar à nova comunidade que deseja fundar que o critério básico de pertencimento não é mais raça, religião, cultura ou sangue. O fundamental agora será a fé em Deus e nas possibilidades do amor universal. O Senhor valoriza as relações familiares, mas abertas, não exclusivas ou exclusivas. Quem aceita a Palavra de Deus e a põe em prática deixa-se guiar por ela e torna-se membro desta família. Hoje sejamos como Maria que guardou a Palavra e a meditou em seu coração até torná-la vida. Você se considera realmente da família de Jesus? Peça um coração que saiba amadurecer no amor!

Santo do Dia
S. André Kim Taegón, Paulo Chóng Hasang e seus companheiros
séc. XIX ? mártires da Coréia

Por muito tempo, o catolicismo foi considerado, na Coréia, uma \"religião perversa?, pois suprimia nos convertidos os laços com o passado e com os cultos tradicionais. A essa questão religiosa somou-se também aquela do expansionismo europeu, visto pelo Estado coreano como ameaça às instituições. Se por um lado, isso custou à comunidade cristã cerca de 80 anos (1801-1883) de perseguição, por outro a exaltou com 103 mártires, entre os quais se destacam o primeiro sacerdote, André Kim e o leigo evangelizador, Paulo Chóng, ambos de origem coreana. Antes de ser executado S. André Kim escreveu aos seus fiéis:
Eu vos peço: não deixeis de lado o amor fraterno, mas ajudai-vos uns aos outros, perseverando até que o Senhor tenha piedade de nós e afaste a tribulação (cf. Liturgia das horas, p. 1297, v. IV).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022