Primeira leitura: At 18,23-28:
Apolo demonstrava que Jesus era o Messias.
Salmo: Sl 46(47),2-3.8-9.10 (R.8a):
R. Povos, aplaudi com as mãos, aclamai a Deus com vozes alegres.
Evangelio: Jo 16,23b-28:
O Pai vos ama, porque vós me amastes e crestes que saí de Deus
Tema: São Bernardino de Sena, presbítero (Memória facultativa)
Em verdade, em verdade vos digo: o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo dará. Até agora não pedistes nada em meu nome. Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja perfeita. Disse-vos essas coisas em termos figurados e obscuros. Vem a hora em que já não vos falarei por meio de comparações e parábolas, mas vos falarei abertamente a respeito do Pai. Naquele dia pedireis em meu nome, e já não digo que rogarei ao Pai por vós. Pois o mesmo Pai vos ama, porque vós me amastes e crestes que saí de Deus. Saí do Pai e vim ao mundo. Agora deixo o mundo e volto para junto do Pai.
Comentário
Jesus fala diretamente do amor infinito de Deus Pai, que nos ama tal como somos. A páscoa de Jesus nos introduziu de cheio na intimidade do Pai. Nada falta para que possamos experimentar seu amor salvador e libertador, sua ternura de Pai-Mãe. Nós é que nos afastamos de Deus quando sentimos as exigências de agir de acordo com a sua vontade. Nos desligamos porque não gostamos que nos falem de coerência, de honestidade, de renúncia a um consumismo desenfreado que está trazendo desastres para o planeta.
Abramos espaço em nossa vida para que Deus nela reine. Vivendo como Jesus, preocupados com o bem comum, com a verdade, buscando o diálogo e o respeito, pediremos ao Pai os bens do Reino e Ele no-lo concederá. Voltemos para o Pai e acolhamos em nossos corações estas maravilhosas palavras que podem encher-nos de felicidade: "O mesmo Pai vos ama, porque vós me amastes e crestes em mim".
Santo do Dia
S. Ivo de Chartres
séc. XI ? bispo e confessor ? \"Ivo? quer dizer \"teixo?,
uma planta ornamental muito comum na Europa
O bispo e confessor S. Ivo foi uma figura importante na Igreja do século XI. Nascido em Beauvais, França, ingressou na abadia beneditina de Bec, dali foi para o mosteiro de S. Quentino, onde foi prior em 1078. Durante os 14 anos em que dirigiu os monges de S. Quentino, sua obra foi reconhecida dentro e fora do mosteiro, servindo de referência a outras casas religiosas que adotaram suas observâncias. Com o afastamento do bispo de Chartres, acusado de dilapidar os bens da Igreja, S. Ivo foi aclamado bispo daquela cidade. Incentivou o estudo do Direito Canônico, compilando em Coleções todo o conhecimento da época. Por recusar-se a celebrar o casamento de Filipe I, rei da França, com sua amante, mulher do conde de Anjou, foi perseguido e encarcerado. Morreu no dia 23 de dezembro de 1116.