Diário Bíblica Portugués

20 de Junho de 2022

Primeira leitura: 2Rs 17,5-8.13-15a.18:
O Senhor rejeitou Israel para longe da sua face restando apenas a tribo de Judá.
Salmo: Sl 59(60), 3-5.11.12ab.13: 
R. Vossa mão nos ajude, ouvi-nos, Senhor!
Evangelio: Mt 7,1-5:
Tira primeiro a trave do teu próprio olho.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 'Não julgueis, e não sereis julgados. Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes. Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? Ou, como podes dizer ao teu irmão: 'deixa-me tirar o cisco do teu olho', quando tu mesmo tens uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão.

 

Comentário 

Fazer um julgamento sobre algo ou alguém é o que fazemos com frequência, às vezes sem ter certeza do que pensamos e dizemos. Hoje Jesus condena aqueles que, julgando, não procuram se comprometer com o que criticam e porque não são capazes de se julgar. Um julgamento nunca pode se tornar uma condenação absoluta e radical. Julgar não é ruim, muitas vezes é necessário; mas julgar sem discernimento e sem ter provas nos desqualifica moralmente falando, porque nos torna escravos de uma ideia subjetiva e envenenada de superioridade. Por que você olha para a penugem e não para a viga? É a pergunta que Jesus faz, interrogando aquele que condena apressadamente. Nossas comunidades devem fazer mais uso da correção fraterna para acompanhar os irmãos e irmãs que precisam de nossa paciência e compreensão, não apenas de nossa crítica e condenação. Tenhamos um olhar compassivo que saiba apreciar mais as virtudes do que os defeitos das pessoas. Se julgar, que seja para fazer o bem, nunca para destruir!

Santo do Dia
S. Juliana de Falconiere
\"Juliana? quer dizer \"aquela que é luzente, brilhante?

Juliana de Falconiere é considerada a fundadora das religiosas da Ordem Servita. Nasceu em Florença, em 1270. Sobrinha de S. Aleixo, um dos sete fundadores da Ordem Servita, aos 16 anos, ingressou na Ordem Terceira dos Servitas, da qual mais tarde tornar-se-ia superiora. Após a morte da mãe, reuniu em torno de si um grupo de mulheres sensíveis ao carisma servita. Deste grupo haveria de surgir as religiosas servitas, dedicadas à oração e ao serviço dos necessitados, sobretudo dos enfermos. Levou vida austera com jejuns, penitência e muita oração. Dormia pouco e devotava profunda devoção à eucaristia. Conta-se que na ocasião de sua morte, não podendo receber o viático por causa de sua doença, deitou-se por terra e pediu que lhe pusesse a hóstia sobre o peito. Para espanto de todos, a hóstia desapareceu misteriosamente e ela morreu dizendo: \"Meu doce Jesus!? Em memória desse acontecimento, as Servitas trazem no hábito a figura de uma hóstia cercada de raios. Faleceu em 1340 e foi canonizada pelo papa Clemente XII.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022