Primeira leitura: Is 7,10-14:
Eis que uma virgem conceberá.
Salmo: Sl 23(24),1-2.3-4ab.5-6 (R. 7c.10b):
O Senhor vai entrar, é o Rei glorioso!
Evangelio: Lc 1,26-38:
Eis que conceberás e darás à luz um filho.
No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: "Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim". Maria perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?" O anjo respondeu: "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível". Maria, então, disse: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" E o anjo retirou-se.
Comentário
Este evangelho retrata um dos encontros mais belos e frutíferos do Novo Testamento. Reconhecemos como acontecimento central da nossa fé cristã o mistério da encarnação de Deus em nossa história humana. O texto bíblico tem um profundo significado teológico; nos encontramos diante do cumprimento das promessas feitas por Deus ao seu povo. As palavras do anjo a Maria são o anúncio jubiloso da Salvação pela chegada do Messias e o testemunho da amorosa predileção de Deus pelo seu povo humilde e simples. Maria orienta o seu coração à vontade de Deus e adere plenamente ao seu projeto de salvação: “Eis a serva do Senhor; Faça-se em mim segundo a tua palavra". Deste modo, o sim de Maria abre as portas para uma Salvação que chega aos corações que se libertam do egoísmo. Maria é uma mulher pobre e marginalizada, mas sobretudo corajosa e determinada. Nele descobrimos que dizer sim a Deus e amar é ganho.
Santo do Dia
S. Zeferino
202-219 ? papa ? \"Zeferino? lembra coisas \"propícias?,
\"favoráveis?, \"agradáveis?
Zeferino foi papa de 202 a 219. Foi durante seu pontificado que desencadeou a perseguição de Setímio Severo. Embora a perseguição fosse relativamente branda e tolerante no início, agravou-se quando foi proibida toda e qualquer propaganda judaico-cristã. Entre os mártires mais ilustres dessa época, temos S. Perpétua e S. Felicidade, martirizadas em Cartago. Sofreram também o martírio, Saturnino, Secúndulo, Revogado, Saturo e Andeolo. Uma paz relativa retorna com a subida ao trono do imperador Caracalla e seus sucessores. Embora não tendo sido martirizado, S. Zeferino foi sempre venerado como confessor da fé. Foi sepultado nas catacumbas de S. Calisto.