Diário Bíblica Portugués

2 de Maio de 2022

Primeira leitura: At 6,8-15:
Não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava.
Salmo: Sl 118, 23-24. 26-27. 29-30 (R. 1b):
R. Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.
Evangelio: Jo 6,22-29:
Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o a eles. E fez a mesma coisa com o peixe.

Tema: Santo Atanásio, Bispo e Doutor da Igreja (Memória)

Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna.

Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos. Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum. Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: 'Rabi, quando chegaste aqui?' Jesus respondeu: 'Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo.' Então perguntaram: 'Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?' Jesus respondeu: 'A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou'.

 

Comentário 

Jesus acabou de multiplicar os pães para 5.000 pessoas. Para o evangelista João, o pão é um sinal que revela quem é Jesus. Assistimos a uma multiplicação não só de alimentos, mas também de um gesto de solidariedade partilhada. A comunidade discipular é convidada a não se apegar ao pão material, mas a preocupar-se com aquele “outro” pão que alimenta a vida eterna. Pois bem, “os seres humanos não viverão só de pão”. O que precisamos, então, além da comida cotidiana? A vida depende de tantas coisas: afeto, trabalho, saúde; mas também: sonhar, acreditar em algo e em alguém, descobrir o sentido da nossa vida. Porque não somos como os animais, preocupados apenas com o instinto e a sobrevivência diária; precisamos dar sentido às nossas ações, ter objetivos que guiem nossa caminhada, um projeto que nos envolva com outras pessoas, uma fé que alimente nossa busca de sentido. Jesus se oferece como o pão partido e repartido que dá vida, fortalece nosso caminhar e nos ensina a amar.

Santo do Dia
S. Atanásio
295-373 ? bispo e doutor da Igreja ? \"Atanásio? quer dizer \"imortal?

Oriundo da Alexandria, S. Atanásio foi bispo daquela cidade. Tenaz defensor da fé cristã, lutou com ardor contra os arianos, que punham em dúvida a divindade de Cristo. Foi por isso perseguido e condenado ao exílio. Deixou-nos vários tratados em defesa da fé e da doutrina cristã:
Por amor de nós, veio a este mundo, isto é, mostrou-se a nós de modo sensível. Compadecido da fraqueza do gênero humano, comovido pelo nosso estado de corrupção, não suportando ver-nos dominados pela morte, tomou um corpo semelhante ao nosso. Assim fez para que não perecesse o que fora criado nem se tornasse inútil a obra de seu Pai e sua ao criar o homem (S. Atanásio. Liturgia das horas. v. II.op. cit., p. 1564).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022