Diário Bíblica Portugués

2 de Julho de 2022

Primeira leitura: Am 9,11-15: 
Mudarei a sorte de Israel, meu povo, cativo e os plantarei sobre o seu solo.
Salmo: Sl 84(85), 9.11-14: 
R. O Senhor anunciará a paz para o seu povo.
Evangelio: Mt 9,14-17: 
Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles?

 

Naquele tempo, os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não? Disse-lhes Jesus: Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão. Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam.

 

Comentário 

Hoje é um bom dia para recordar a mensagem que o jesuíta Rutilio Grande, salvadorenho, dirigiu à comunidade de Apopa, numa Eucaristia em 1977: “Deus, o Senhor, no seu plano para nós, deu-nos um mundo material. Como esta missa material, com o pão material e o cálice material que levantaremos no brinde de Cristo Senhor. Um mundo material para todos sem fronteiras... Depois uma mesa comum com longas toalhas de mesa para todos, como esta Eucaristia. Cada um com seu banquinho. E que para todos venha a mesa, a toalha de mesa e os alimentos”. O sonho de Deus é que os bens da criação cheguem a todas as pessoas e não sejam acumulados em poucas mãos. É a esperança que o profeta Amós tenta incutir naquele pequeno "remanescente de Israel" que aprendeu a viver em igualdade e justiça. Devemos começar de baixo, com pequenos gestos, de pura solidariedade, para tentar mudar nossa forma de viver e nos relacionar com toda a criação.

Santo do Dia
S. Bernardino Realino

1530-1616 ? jesuíta ? "Bernardino? deriva de "Bernardo? que significa "forte como um urso? Bernardino Realino nasceu em 1530, em Capri, Itália. Dedicado aos estudos, em 1556 doutorou-se em Direito Civil e em Direito Canônico. Ocupou vários cargos administrativos: prefeito de Felizzano de Monferrato, advogado fiscal em Alexandria do Piemonte, prefeito de Cassine, pretor em Castel Leone e, por fim, auditor e lugar-tenente geral. A morte da noiva levou-o a repensar toda a sua vida. Em 1564, ingressou na Companhia de Jesus e em 1567 foi enviado a Lecce, para fundar um colégio, onde viveu até o fim da vida, em 1616. Exerceu intensa atividade apostólica, dirigindo colégios, ensinando catequese, cuidando de doentes em hospitais e de prisioneiros nos cárceres. Fundou diversas congregações marianas. Acorriam a ele bispos, príncipes e gente do povo, a fim de pedir seus conselhos.

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022