Diário Bíblica Portugués

2 de Agosto de 2022

Primeira leitura: Jr 30,1-2.12-15.18-22: 
Eu te tratei com rudeza por causa do teu endurecimento no pecado. Mudarei a sorte das tendas de Jacó.
Salmo: Sl 101(102),16-21.29.22-23: 
R. O Senhor olhou a terra do alto céu.
Evangelio: Mt 14,22-36: 
Senhor, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água.

Tema: Santo Eusébio de Vercelli, bispo, e São Pedro Julião Eymard, Presbítero (Memórias facultativas)

Depois que a multidão comera até saciar-se, Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho. A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados, e disseram: ?É um fantasma?. E gritaram de medo. Jesus, porém, logo lhes disse: ?Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!? Então Pedro lhe disse: ?Senhor, se és tu, manda-me ir a teu encontro, caminhando sobre a água?. E Jesus respondeu: ?Vem!? Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: ?Senhor, salva-me!? Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: ?Homem fraco na fé, por que duvidaste?? Assim que subiram na barca, o vento se acalmou. Os que estavam na barca, prostraram-se diante dele, dizendo: ?Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!? Após a travessia desembarcaram em Genesaré. Os habitantes daquele lugar reconheceram Jesus e espalharam a notícia por toda a região. Então levaram a ele todos os doentes; e pediam que pudessem, ao menos, tocar a barra de sua veste. E todos os que a tocaram, ficaram curados.

 

Comentário 

 

Um raio de luz veio para o povo em meio ao panorama devastador que a invasão estrangeira significava: sem terra, sem identidade, sem Deus. A voz do profeta que costuma prenunciar o infortúnio agora anuncia uma mudança favorável no destino dos fiéis, liderados por um líder que a tornará possível. A celebração de uma nova aliança é vislumbrada para torná-los um povo protegido por seu Deus. Ser povo de Deus, como o profeta o vislumbra, não se reduz a constituir uma assembléia religiosa, mas configurar-se como uma comunidade de bem-estar que celebra e ama a vida. Não é um ideal estranho para nós e nossas sociedades devastadas pelo crime e pela corrupção. Que luzes de esperança você vislumbra na realidade onde vive? Lembremos que o bem-estar mais básico começa com a terra, o abrigo e o trabalho, como destacou o Papa Francisco. Enquanto rezamos hoje o Pai Nosso, perguntemo-nos: o que podemos fazer para garantir o acesso aos três “Ts” (Terra-Trabalho-Teto) que o Papa Francisco aponta?

Santo do Dia
Nossa Senhora dos Anjos

O culto a Nossa Senhora dos Anjos liga-se a Francisco de Assis (1181-1226), que recebeu, na igrejinha da Porciúncula, a indulgência do \"Dia do Perdão?. Um dia enquanto rezava pela conversão dos pecadores, apareceu-lhe um anjo pedindo que fosse à Porciúncula, que atualmente se encontra no interior da basílica Santa Maria dos Anjos. Ao chegar à igrejinha, encontrou a Virgem Maria e Jesus rodeados de anjos. Jesus então lhe disse para pedir o que quisesse. Francisco pediu uma indulgência plenária para todos os que, tendo se confessado e comungado, visitassem a igrejinha. A festa do Dia do Perdão, que tem como padroeira Nossa Senhora dos Anjos, tornou-se então uma das mais importantes da Ordem Franciscana. Aprovada por Sisto IV, da Itália o culto alcançou outros países, inclusive o Brasil.