Diário Bíblica Portugués

19 de Setembro de 2022

Primeira leitura: Pr 3,27-34: 
O Senhor detesta o perverso.
Salmo: Sl 14(15),1a-3ab.3cd-4ab.5 (R. 1b): 
O justo habitará no monte santo do Senhor.
Evangelio: Lc 8,16-18: 
Coloca a lâmpada no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz.

Tema: São Januário, bispo e mártir (Memória facultativa)

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: "Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz. Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá torna-se conhecido e claramente manifesto. Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter".

 

Comentário 

Somos comparados a lâmpadas, capazes de iluminar quem nos rodeia com nossas palavras e gestos. Um missionário-discípulo que não ilumina é como uma vela coberta por um vaso que serve apenas para decoração. Hoje existem muitas luzes artificiais que iluminam nossos olhos; ironicamente, em vez de nos ajudar a ver claramente, elas obscurecem nosso horizonte. Essas luzes enganosas exercem sobre nós uma força hipnotizante que nos torna dependentes e consumistas, com pouco senso crítico e sem liberdade para tomar nossas próprias decisões. Dentro e não fora de nós está a luz que Deus irradia; basta deixá-la sair para se tornar precisamente aquela lâmpada que ilumina todos na casa. Santo Antônio Maria Claret disse: “Tenho que ser como a vela; dá luz e calor até ser consumida”. Ouvimos "a quem tem, mais será dado" e não no sentido material, mas na capacidade de enfrentar com força todas as adversidades. O que você faz para iluminar as vidas ao seu redor?

Santo do Dia
Nossa Senhora da Salete

Em 1846, quando apareceu aos pastorinhos Melanie Calvat e a Maximino Giraud em La Salette, nos Alpes franceses, a Virgem chorava escondendo o rosto entre as mãos. A causa de seu sofrimento era o afastamento das pessoas de Jesus, a falta de fé e o aumento da iniqüidade. E ela pedia conversão. É invocada com a seguinte oração:
Lembrai-nos, ó Virgem de Salete, das lágrimas que derramastes no Calvário. Lembrai-vos também dos angustiosos cuidados que tendes por mim para livrar-me da justiça de Deus. Depois de terdes demonstrado tanto amor por mim, não podeis abandonar-me. Animado por este pensamento consolador, venho lançar-me a vossos pés, apesar de minhas infidelidades e ingratidões. Não rejeiteis a minha oração, ó Virgem reconciliadora, mas atendei-me e alcançai-me a graça de que tanto necessito... Ajudai-me a amar Jesus sobre todas as coisas. Eu quero enxugar vossas lágrimas por meio de uma vida santa de dedicação àqueles que mais sofrem neste mundo. Amém.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022