Diário Bíblica Portugués

19 de Setembro de 2022

Primeira leitura: Pr 3,27-34: 
O Senhor detesta o perverso.
Salmo: Sl 14(15),1a-3ab.3cd-4ab.5 (R. 1b): 
O justo habitará no monte santo do Senhor.
Evangelio: Lc 8,16-18: 
Coloca a lâmpada no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz.

Tema: São Januário, bispo e mártir (Memória facultativa)

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: "Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz. Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá torna-se conhecido e claramente manifesto. Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter".

 

Comentário 

Somos comparados a lâmpadas, capazes de iluminar quem nos rodeia com nossas palavras e gestos. Um missionário-discípulo que não ilumina é como uma vela coberta por um vaso que serve apenas para decoração. Hoje existem muitas luzes artificiais que iluminam nossos olhos; ironicamente, em vez de nos ajudar a ver claramente, elas obscurecem nosso horizonte. Essas luzes enganosas exercem sobre nós uma força hipnotizante que nos torna dependentes e consumistas, com pouco senso crítico e sem liberdade para tomar nossas próprias decisões. Dentro e não fora de nós está a luz que Deus irradia; basta deixá-la sair para se tornar precisamente aquela lâmpada que ilumina todos na casa. Santo Antônio Maria Claret disse: “Tenho que ser como a vela; dá luz e calor até ser consumida”. Ouvimos "a quem tem, mais será dado" e não no sentido material, mas na capacidade de enfrentar com força todas as adversidades. O que você faz para iluminar as vidas ao seu redor?

Santo do Dia
Nossa Senhora da Salete

Em 1846, quando apareceu aos pastorinhos Melanie Calvat e a Maximino Giraud em La Salette, nos Alpes franceses, a Virgem chorava escondendo o rosto entre as mãos. A causa de seu sofrimento era o afastamento das pessoas de Jesus, a falta de fé e o aumento da iniqüidade. E ela pedia conversão. É invocada com a seguinte oração:
Lembrai-nos, ó Virgem de Salete, das lágrimas que derramastes no Calvário. Lembrai-vos também dos angustiosos cuidados que tendes por mim para livrar-me da justiça de Deus. Depois de terdes demonstrado tanto amor por mim, não podeis abandonar-me. Animado por este pensamento consolador, venho lançar-me a vossos pés, apesar de minhas infidelidades e ingratidões. Não rejeiteis a minha oração, ó Virgem reconciliadora, mas atendei-me e alcançai-me a graça de que tanto necessito... Ajudai-me a amar Jesus sobre todas as coisas. Eu quero enxugar vossas lágrimas por meio de uma vida santa de dedicação àqueles que mais sofrem neste mundo. Amém.