Diário Bíblica Portugués

19 de Maio de 2023

Primeira leitura: At 18,9-18: 
Tenho um numeroso povo nesta cidade.
Salmo: Sl 46(47),2-3.4-5.6-7 (R. 8a): 
R. Deus é o rei do universo.
Evangelio: Jo 16,20-23a: 
Ninguém vos tirará a vossa alegria.

Tema: São João I, papa e mártir (Memória facultativa) 

Em verdade, em verdade vos digo: haveis de lamentar e chorar, mas o mundo se há de alegrar. E haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza se há de transformar em alegria. Quando a mulher está para dar à luz, sofre porque veio a sua hora. Mas, depois que deu à luz a criança, já não se lembra da aflição, por causa da alegria que sente de haver nascido um homem no mundo. Assim também vós: sem dúvida, agora estais tristes, mas hei de ver-vos outra vez, e o vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará a vossa alegria. Naquele dia não me perguntareis mais coisa alguma.

 

Comentário

 

Os discípulos vivenciaram a morte de Jesus como um fracasso. Ainda não haviam experimentado a alegria que brota da entrega que conduz à ressurreição. O Reino de Deus sofre dores de parto. Como mulher que está para dar à luz, a humanidade sente-se estremecida diante da vida que abre caminho em meio a tantos sofrimentos. Precisamos, como pede o Papa Francisco, recuperar a alegria do Evangelho. Necessitamos de uma Igreja disposta a perder o medo e que anuncie o projeto igualitário de Jesus, e denuncie o discurso vazio de políticos, sacerdotes, jornalistas que apresentam o mal como se fosse o bem e o bem como se fosse o mal. O mundo de hoje vive uma ilusão de alegria, uma felicidade mascarada de drogas, álcool, sexo, que leva ao sem sentido. No entanto, partindo das surpresas de Deus, cremos que há futuro e esperança porque Cristo ressuscitou e sua ressurreição derramou sobre o mundo o Espírito de vida. Peçamos ao Senhor que nossa fé seja tão forte que vença a tristeza e se transforme em sinal de esperança e testemunho.

Santo do Dia
S. Celestino V
1215-1296 ? papa ? \"Celestino? quer dizer \"do céu?, \"celestial?

O papa Celestino V, nasceu em Isérnia, Itália. É lembrado como o organizador de uma comunidade de eremitas no monte Morone, conhecida como Ordem dos Irmãos do Espírito Santo ou Celestinos. Eleito papa aos 79 anos, em 1284, logo renunciou ao pontificado, em uma demonstração de profunda humildade. Despindo-se das vestes papais e vestindo o antigo hábito monástico, prostrou-se diante do povo e pediu perdão pelos erros cometidos. Temendo que o velho eremita lhe criasse dificuldades, Bonifácio VIII, seu sucessor, forçou-o a uma prisão voluntária na fortaleza de Fiumone, onde passou os dez meses restante de sua vida no mais completo isolamento e abandono.