Diário Bíblica Portugués

19 de Maio de 2022

Primeira leitura: At 15,7-21: 
Sou de parecer que devemos parar de importunar os pagãos que se convertem a Deus.
Salmo: Sl 95, 1-2a. 2b-3. 10 (R. Cf. 3): 
R. Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações.
Evangelio: Jo 15,9-11: 
Permanecei no meu amor para que a vossa alegria seja plena.

Tema: São João I, Papa e Mártir (Memória facultativa) 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena.

 

Comentário 

A felicidade é mais do que apenas diversão ou passatempo; é um sentimento mais profundo que nos liga ao significado e à realização que estamos dando às nossas vidas.

Para Jesus, em particular, a felicidade está relacionada à capacidade de amar: quanto mais você ama, mais provável é que você saiba o que significa ser verdadeiramente feliz. A capacidade que você tem de se realizar em comunhão com as pessoas será medida pela sua maturidade no amor. O evangelista nos dá a chave para não viver um amor puramente reativo, ou seja, aquele que só se ativa quando recebe estímulos e gratificações; se o amor que nos alimenta é o amor divino, então estaremos dispostos a amar desinteressadamente e oblativamente sem impor condições. Para que isso seja possível, é preciso mudar a forma de pensar e agir em muitas áreas, deixando o controle, a dominação e a indiferença, por exemplo. Qual é a medida da sua felicidade? Como você se dispõe a amar as pessoas ao seu redor?

Santo do Dia
S. Celestino V
1215-1296 ? papa ? \"Celestino? quer dizer \"do céu?, \"celestial?


O papa Celestino V, nasceu em Isérnia, Itália. É lembrado como o organizador de uma comunidade de eremitas no monte Morone, conhecida como Ordem dos Irmãos do Espírito Santo ou Celestinos. Eleito papa aos 79 anos, em 1284, logo renunciou ao pontificado, em uma demonstração de profunda humildade. Despindo-se das vestes papais e vestindo o antigo hábito monástico, prostrou-se diante do povo e pediu perdão pelos erros cometidos. Temendo que o velho eremita lhe criasse dificuldades, Bonifácio VIII, seu sucessor, forçou-o a uma prisão voluntária na fortaleza de Fiumone, onde passou os dez meses restante de sua vida no mais completo isolamento e abandono.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022