Primeira leitura: Js 24,14-29:
Escolhei hoje a quem quereis servir.
Salmo: Sl 15(16),1-2a.5. 7-8. 11 (R. Cf. 5a):
R. O Senhor é a porção da minha herança!
Evangelio: Mt 19,13-15:
Deixai as crianças, e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus.
Tema: São João Eudes, presbítero (Memória facultativa)
Naquele tempo: Levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. Então Jesus disse: 'Deixai as crianças, e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus.' E depois de impor as mãos sobre elas, Jesus partiu dali.
Comentário
Quando Jesus diz que o reino dos céus pertence àqueles que são como crianças, isso revela três coisas. Primeiro, que o reino é uma propriedade de Deus que compartilha conosco. Pela generosidade de Deus, somos coproprietários de seu reino. Segundo, embora o reino nos pertença, devemos conquistá-lo todos os dias, tendo como atitudes as mesmas que podemos ler na vida de uma criança: simplicidade, humildade, ternura, espontaneidade, alegria, ingenuidade criativa. Terceiro, o reino foi conquistado sob a liderança de Jesus de Nazaré. Nossa responsabilidade é ajudar com nosso compromisso e nosso testemunho, para aproximar as pessoas de Jesus, em vez de separá-las ou confundi-las. Jesus nos chama a reativar a dimensão missionária de nossa vida cristã, orando e impondo as mãos sobre muitos homens e mulheres que perderam a capacidade de serem como crianças e, portanto, a direção do reino dos céus. "Que nossa luz brilhe diante da humanidade para que possam ver nossas obras e creiam em nosso Deus Pai."
Santo do Dia
S. João Eudes
1601-1680 ? fundador ? \"João? significa \"o Senhor é misericordioso?
João Eudes nasceu em Ri, perto de Argentan, França, em 1601. Era irmão do célebre historiador Francisco, a quem se deve a obra monumental História da França. Estudou com os jesuítas de Caen. Apesar de os pais desejarem para ele o casamento, escolheu a vida religiosa. Em 1624, entrou para o Oratório de Paris e ali permaneceu até 1642. Dedicando-se à evangelização, percorreu a Europa toda. Quando grassou a peste na Normandia, correu para lá a fim de prestar assistência às vítimas. Em 1643, fundou a congregação de Jesus e Maria ou Congregação dos Padres Eudianos, cuja finalidade era a formação dos candidatos ao sacerdócio e a pregação de missões populares. Juntamente com essa surgiu a congregação feminina das Irmãs Refúgio de Nossa Senhora da Caridade. Foi profundo devoto e divulgador do culto ao Sagrado Coração de Jesus e ao Sagrado Coração de Maria, deixando-nos o clássico livro O Coração Admirável da Santíssima Mãe de Deus, onde estuda os fundamentos dessa invocação. Morreu em 79 anos, em Caen, em 19 de agosto de 1680.