Diário Bíblica Portugués

18 de Março de 2022

Primeira leitura: Gn 37, 3-4.12-13a.17b-28: 
Aí vem o sonhador! Vamos matá-lo!
Salmo: Sl 104, 16-17.18-19.20-21 (R. 5a): 
R. Lembrai sempre as maravilhas do Senhor!
Evangelio: Mt 21,33-43.45-46: 
Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo!

Tema: São Cirilo de Jerusalém, Bispo e Doutor da Igreja (Memória facultativa)

Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, disse-lhes: Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro. Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos. Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram. O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. Finalmente, o proprietário, enviou-lhes o seu filho, pensando: 'Ao meu filho eles vão respeitar'. Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: 'Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!' Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. Pois bem, quando o dono da vinha voltar, o que fará com esses vinhateiros?' Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: 'Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo.' Então Jesus lhes disse: 'Vós nunca lestes nas Escrituras: 'a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos'? Por isso eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos. Os sumos sacerdotes e fariseus ouviram as parábolas de Jesus, e compreenderam que estava falando deles. Procuraram prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, pois elas consideravam Jesus um profeta.

 

Comentário

 

A liturgia de hoje põe em causa o comportamento injusto de muitas pessoas, capazes de vender e trair o seu próprio povo. A parábola apresenta o contraste entre o cuidado e a dedicação de Deus (o proprietário da terra) para com sua vinha (ou seja, seu povo) e a apropriação indébita e traição dos líderes de Israel (os arrendatários). Expõe a corrupção de quem usa os dons apenas para beneficiar egoisticamente e não para servir ao povo; é uma dura advertência de como o poder de dominar e subjugar; lança ao mar os planos de uma vida plena para todos. Somos responsáveis ​​pela realização ou não do Reino de Deus em nós e naqueles ao nosso redor. Os dons que recebemos de Deus (sua graça, o Evangelho, a pessoa e o Espírito de Jesus) devem produzir frutos que nos ajudem a praticar a justiça, o amor solidário, a fraternidade e a dedicação ao serviço da vida, sob pena de sermos despojados deles. Defenda a vida!

Santo do Dia
S. Gabriel Arcanjo
Patrono dos carteiros, dos embaixadores, telecomunicadores, filatelistas ? \"
Gabriel? quer dizer \"Ele (Deus) é forte?

Gabriel Arcanjo foi o anjo que anunciou à Virgem Maria, em Nazaré, dois acontecimentos importantes para a história da salvação: o nascimento de João Batista, o último e grande profeta do Antigo Testamento e precursor do Messias, e o nascimento de Jesus, o Salvador esperado, que dela haveria de nascer (Lc 1,26-38). Sua mensagem de esperança repercute até hoje pela prece universal da ave-maria: \"Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco...?.