Diário Bíblica Portugués

18 de Maio de 2022

Primeira leitura: At 15,1-6: 
Decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalém, para tratar dessa questão com os apóstolos e anciãos.
Salmo: Sl 121, 1-2. 3-4a. 4b-5 (R. Cf. 1): 
R. Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa Senhor!
Evangelio: Jo 15,1-8: 
Quem permanecer em mim, e eu nele, produz muito fruto.

Tema: São João I, Papa e Mártir (Memória facultativa) 

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 'Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permaneceu em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vós será dado. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

 

Comentário 

Ao ler este texto de João, vem-me à mente um provérbio: "Melhor dois juntos do que um só: o seu trabalho será bem pago" (Eclesiastes 4,9). O texto de João nos faz viajar pelo mundo da sabedoria para nos falar sobre a importância de dar fruto e não de qualquer tipo, mas sim aquele que regenera a vida. Corremos o risco de jogar oportunidades e talentos no “fogo” por não tomarmos decisões oportunas. E aqui surge outro dilema em relação ao projeto ao qual aderimos: o do Reino de Deus ou qualquer outro que, com falsas expectativas de felicidade, beneficie uma minoria e prejudique os demais. O projeto do Reino anunciado por Jesus é garantia de vitalidade e nos permitirá produzir frutos abundantes em favor da comunidade humana. Tenha cuidado porque quem se desprende da videira (como fonte) fica mais fraco e pode não ter força suficiente para resistir aos dias ruins. Do que você precisa ser podado para dar frutos? Fique em comunhão com Deus!

Santo do Dia
S. João I
523-526 ? papa e mártir ? \"João? significa \"Deus é misericordioso?
523-526 ? papa e mártir ? \"João? significa \"Deus é misericordioso? o 53 sucessor de Pedro, pontificando de 523 a 526. Seu pontificado foi marcado pelo conflito entre os imperadores Justino I, o Católico, e o ariano Teodorico, o Godo. Teodorico governava o império do Ocidente e Justino I, o império do Oriente. Por volta de 524,

Justino I publicou um edito, ordenando o fechamento das igrejas arianas em Constantinopla e a exclusão dos seguidores de Ario dos cargos civis e militares. Teodorico reagiu contra tais medidas e forçou João I a uma viagem a Constantinopla para solicitar a revogação do edito. Ao chegar em Constantinopla, João I foi recebido pelo imperador e pelo povo com honrarias e festas. Além de satisfazer parte das reivindicações, o próprio imperador Justino fez-se coroar pelo papa, o que desagradou a Teodorico. Acusado de cumplicidade com o imperador Justino, João I foi lançado na prisão, onde morreu de fome e de sede em 526.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022