Diário Bíblica Portugués

18 de Junho de 2022

Primeira leitura: 2Cr 24,17-25: 
Mataram Zacarias no pátio do templo do Senhor (cf. Mt 23,25)
Salmo: Sl 88,4-5. 29-30. 31-32. 33-34 (R.29a): 
R. Guardarei eternamente para ele a minha graça!
Evangelio: Mt 6,24-34: 
Não vos preocupeis com o dia de amanhã.

 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com o vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal, a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros? Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé? Portanto, não vos preocupeis, dizendo: O que vamos comer? O que vamos beber? Como vamos nos vestir? Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia, bastam seus próprios problemas.'

  

Comentário 

Nos últimos versículos do Evangelho de hoje, destacam-se os outros dois critérios que revisamos ontem: o Reino de Deus e sua justiça e confiar mais na Providência. A primeira consiste em tornar presente o Reino de Deus humanizando o mundo, transformando relações violentas e injustas que prejudicam as pessoas. Comunidades onde há solidariedade, paz e justiça, são lugares que com pequenos gestos fazem presente o Reino. Priorizar o Reino rompe com todo modelo econômico voraz, que só produz empobrecimento e destruição ao planeta. A construção do reino pede que não encorajemos o individualismo, a indiferença ou a acumulação excessiva. Para Jesus, a confiança na Providência passa pela organização fraterna. Finalmente, fazer parte do projeto do Reino nos convida a aceitar Deus como Pai e todos como irmãos. Sem dúvida, a alternativa que o Evangelho nos mostra para nos salvar da desumanização e de que há esperança de futuro para os pobres é a solidariedade e a organização. Você se junta?!

Santo do Dia
B. Hosana de Mântua
\"Hosana!? é uma invocação hebraica que significa \"Salve, nós pedimos?

A bem-aventurada Hosana foi uma mística nascida na cidade de Mântua, na Lombardia, Itália, em 1449, e morreu em 1505. De origem húngara, ingressou ainda pequena na Ordem Terceira de S. Domingos, onde por 30 anos foi noviça. Convencida de que a vida e a morte consistem em amar a Deus, viveu a vida inteira buscando a comunhão profunda com Deus, sem perder, contudo, o contato com as realidades terrenas. Tornou-se então como uma ponte entre Deus e o homem, intercedendo pelo bem das pessoas, sobretudo, do povo de Deus. Seus Colóquios espirituais com seu filho espiritual, Jerônimo de Monte Oliveto, mostram a densidade humana e espiritual de Hosana: mulher sensível, terna, aberta às coisas do coração. Em uma dessas cartas dizia a Jerônimo, seu filho espiritual:

...ao ouvir a notícia, fiquei quase fora de mim por causa de minha grande alegria e meu contentamento. Meu padre e meu filho único, concebido na grande fonte da Divina Bondade, quem te dera visses tua indigna mãe mudando de cor: onde é possível encontrar tanto amor e tanto afeto? Eu respondo que ele só se encontra no lado sagrado de nosso Salvador. E esse amor espiritual tornou-se tão forte, que, acredito eu com a ajuda divina, nem os anjos, nem os arcanjos, nem os demônios, nem qualquer criatura poderão arrancá-lo do coração; mas, com a graça de Deus, ele chegará à perfeição, em nossa pátria bendita e eterna? (De Butler, op. cit., v.VI, p. 202).

Passou, entretanto, quase toda a vida na corte de Mântua, sendo nomeada por Francisco II superintendente da corte.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022